Natal na Áustria
De mala e cuia, cheguei em Viena em novembro. Assim, minhas primeiras impressões da cidade foram geladas. =) Meu marido, já vivendo aqui por mais de um mês e ansioso por me mostrar tudo, guiou-me em uma caminhada até a Stephansdom. Em nossas andanças, passamos pela Ópera e, aí, eu fui apresentada aos mercados de Natal.
Staatsoper, em outra época do ano, claro… |
O Adventmarkt da Mahlerstraße (uma ruazinha de pedestres, quase em frente à Ópera) começa a funcionar ainda no início de novembro. Então, pude experimentar um Punsch já em meu primeiro fim de semana em Viena. =) Parênteses para os não iniciados: o Punsch é uma bebida quente temperada com especiarias e “batizada” com rum. Ele pode ser de laranja, framboesa, maçã, Amaretto,… Existe, ainda, o Glühwein, uma espécie de quentão/vinho quente. Não é surpresa que, para mim, Viena cheira a canela e tem gosto de Punsch de laranja… E vice-versa! =)
Mercado de Natal da Mahlerstraße. |
Na Áustria, e também em outros países da Europa, as comemorações do Natal começam no final de novembro. As ruas são decoradas, os mercados de Natal pipocam em vários pontos da cidade e festejam-se mais datas, além do tradicional 25 de dezembro. É uma época mágica para se visitar a Europa, se você não é do time dos que se intimidam pelo frio.
Árvore de Natal ao lado da Stephansdom. |
Decoração de Natal da Rotenturmstraße. |
Árvores de Natal à venda em plena Graben, rua elegante nas proximidades da Stephansdom. |
O período de Advento (die Adventzeit) começa quatro finais de semana antes do Natal. A passagem do tempo é marcada por coroas (der Adventkranz) e por calendários de Advento (der Adventkalender). Eu já conhecia a tradição das coroas de Advento, por conta da família da minha mãe. Mais uma lembrança afetiva: todos os anos, minha avó confeccionava uma, usando galhos de pinheiro, bolas de Natal e fitas. Entretanto, os itens mais importantes da coroa de Advento são quatro velas. A cada domingo das quatro semanas que antecedem o Natal, acende-se mais uma vela, até que todas as quatro estejam acesas. É, ou não, uma bela tradição? =)
Mercado de Natal da Rathaus. À esquerda, uma coroa de Advento e, nas janelas da prefeitura, um Adventkalender. |
Já os calendários de Advento, foram uma descoberta de meu primeiro Natal em Viena. Eles existem em várias formas, materiais e tamanhos e seu propósito (como o de qualquer calendário) é contar o tempo. Alguns têm apenas mensagens para serem lidas a cada dia, outros, doces e chocolates e há, ainda, aqueles com pequenos presentes. Uma verdadeira festa para as crianças!
Adventkalender à venda em um mercado de Natal. Não são lindos? =) |
Christkindlmarkt da Rathaus (o Mercado de Natal da Prefeitura). |
Entre as várias tradições austríacas de Natal, uma das que eu acho mais interessantes é a Krampusnacht (a Noite do Krampus). O nome Krampus teria origem no alemão medieval Krampen (garra), ou no dialeto bávaro Krampn (morto, sem vida, seco, murcho). O Krampus é uma figura lendária, com aparência demoníaca, presente na cultura alpina. Aparentemente, ele também existe no folclore de outros países, como a Suíça, República Tcheca, Hungria, Croácia e no norte da Itália. Não por coincidência, regiões que já fizeram parte do Império dos Habsburgs.
Krampus no centro de St. Ulrich, em Gröden (Südtirol). Fonte: David Kostner – CC-by-sa 3.0/de Wikipedia |
Segundo a Wikipedia (em alemão), a figura do Krampus remonta à Idade Média e teria sido banida na época da Inquisição (sob risco de pena de morte!). Hoje, aterroriza apenas as crianças e é uma tradição que persiste, especialmente em pequenos povoados do interior da Áustria. Na noite de 5 de dezembro (véspera do dia de São Nicolau), jovens se vestem de Krampus e saem pelas ruas, assustando as crianças (e desavisados!) com gritos, tocando sinos e arrastando correntes. Aposto que ver os tais Krampus em ação deve ser um espetáculo e tanto! =)
Grupo de Krampus – Oberndorfer Salzachteufel. Fonte: Franz Edelmann – CC-by-sa 3.0/de Wikipedia |
Ainda segundo a lenda, Krampus acompanharia São Nicolau (e não Papai Noel!) nas visitas às crianças. Enquanto São Nicolau presentearia as boazinhas com doces e brinquedos, as más receberiam de Krampus (eca!) batatas pobres. Eu juro que me comportei bem este ano! E você? =)
Em meu nome e no da Carol, gostaria de desejar a todos um ótimo Natal. Que 2011 venha trazendo muita paz, alegria e novas viagens a todos nós!
Frohe Weihnachten
Adorei Fabiola!
Você mostrou cada detalhezinho do Natal Vienense.
Aqui seguimos todas as tradições à risca, pelo pequeno que está passando seu primeiro Natal em casa.
E eu sempre falei para todos, e super concordo com você: O fim de ano aqui é mágico!
Tinha planos que visitar ao menos umas 3 feirinhas, mas uma gripe nos derrubou por quase 1 mês e felizmente moramos de frente para a do nosso bairro.
Beijocas e um Natal ilumindado e cheio de paz 🙂
Fabiola e Carol
Passando aqui para desejar um Feliz e Abençoado Natal e que 2011 seja um ano repleto de boas novas..
Btw Parabens pelo mestrado na USP 😀
Aninha,
Que bom que você curtiu o post! Eu adoro esta época! E as feirinhas? Eu amo! =)
Este ano, alguns mercados ficarão abertos depois do Natal. Por exemplo, o Neujahrsmarkt do Schönbrunn funcionará entre 28/dez e 02/jan.
Então, você ainda tem uma oportunidade! =)
Beijos
Oscar,
Obrigada pela visita! Que 2011 traga consigo muitos momentos felizes… E milhagens! =)
Beijos