Melhor época de ir para Dublin

Pensando com o coração, tudo o que eu queria era passar um St Patrick’s Day na Irlanda. Mas era uma data completamente inviável do ponto de vista de trabalho este ano. E o que acabou pesando muito na escolha da data foi o trabalho mesmo, o meu período aquisitivo de férias termina na metade de setembro. Então gosto de marcar férias começando em agosto e terminando no feriado de 7 de setembro para aumentar os dias de viagem. E não é uma época ruim de ir para a Europa, ainda é verão, tem sol até tarde e as atrações costumam fechar mais tarde. Mas como nem todo mundo tem as mesmas datas de férias que eu, dei uma pesquisada no que rola em cada mês por lá.

Como eu não fui ainda, isso é baseado apenas em pesquisas. Nos guias que comprei tem algumas coisas, no Visit Dublin, Visit Ireland, Ireland.com ou E-Dublin tem mais informações sobre os eventos.

Melhor época de ir para Dublin: mês a mês

Listei eventos de toda a Ilha Esmeralda…

Janeiro

Não achei nada muito legal fora o feriado no dia 1° e a temporada do salmão e da truta em um guia, mas nem achei nada para confirmar. Em 2017 tiveram umas coisas legais pelo que mostra no E-Dublin, mas não quer dizer que vai ter sempre.

Fevereiro

Dublin International Film Festival

Belfast Musical Festival

Six Nations Rugby Tournament

Março

St Patrick’s Festival

DLR Poetry Now Festival

Feis Ceoil

Abril

Pan Celtic Festival

Cork Choral Festival

Maio

Kilkenny Roots Festival

Listowel Writers’ Week

Belfast Civic Festival and Lord Mayor’s Show

Balmoral Show

Fleadh Nua

Junho

Kilkenny Cat Laughs

The Irish Maritime Festival

Women’s Mini Marathon

Bloomsday

Scurlogstown Olympiad Celtic

Great Music in Irish Houses

Cork Harbour Festival

Julho

Twelfth of July

Galway International Arts Festival

Galway Races

Boyle Arts Festival

Mary From Dungloe International Festival

O’Carolan Harp Festival

Agosto

Ballyshannon International Folk Festival

Stradbally Steam Rally

Dublin Horse Show

Puck Fair

Oul’ Lammas Fair

Kilkenny Arts Festival

Rose of Tralee Festival

Cruinniú na mBád

Setembro

Laytown Beach Races

Lisdoonvarna Matchmaking Festival

Waterford Harvest Festival

Galway International Oyster Festival

Outubro

Cork Film Festival

Kinsale International Festival of Fine Food

Ballinasloe October Fair

Dublin Theatre Festival

Wexford Opera Festival

Cork Jazz Festival

Spirits of Meath Halloween Festival

Novembro

Sligo International Choral Festival

Belfast International Arts Festival

Éigse Sliabh Rua

Dezembro

Leopardstown Races

Confirmem nos sites as datas certinhas, tem eventos que começam no último dia do mês e continuam no mês seguinte, ou podem variar ano a ano. Eu coloquei conforme as datas deste ano (2017).

Tem também os feriados nacionais e mais algumas datas que podem ter festas tipo Halloween ou Oktoberfest. O www.ireland.com tem uma lista com os principais feriados, descobri que vou começar meu curso no dia do feriado bancário de agosto, espero que não tenha nenhum problema. O blog Vida na Irlanda também explica um pouco mais sobre os feriados irlandeses.

O que eu já sei que vou aproveitar

E neste ano em agosto tem um evento muito legal: a Copa do Mundo de Rugby Feminino! Eu já comprei ingresso para a final em Belfast. Também estou querendo assistir algum dos jogos da primeira fase que serão em Dublin.

Também vai ter a Dublin Comic Con de 11 a 13 de agosto e a National Heritage Week de 19 a 27 de agosto. A National Gallery of Ireland vai estar com uma exposição do Vermeer, que eu adoro, de julho a setembro.

E o clima?

Se você veio aqui procurando a melhor época pensando em temperaturas, vou colocar mais um resumo das minhas pesquisas sobre a Irlanda. Para brasileiro em geral, vai estar frio em qualquer época lá. Dá uma olhadinha no gráfico abaixo.

Mesmo no auge do verão vai fazer de 12 a 19°C, que é praticamente o inverno aqui de Santos. Acho que nem vou sentir diferença entre sair daqui e chegar lá. O agravante é que escolhi um mês muito chuvoso, pelo jeito julho é menos pior. Mas como dá para perceber, sempre chove muito. E venta. Todos reclamam dos ventos, o negócio é ter um casaco impermeável, porque guarda-chuva não ajuda muito. Estes dias fez uns 24°C e foi uma comoção no Instagram das pessoas que sigo que moram lá.

Ok, não quero desanimar ninguém de ir para lá. Vou parar por aqui… Parece que o clima é um dos únicos defeitos unânimes da Ilha Esmeralda.

E a minha viagem?

Falta 1 mês para a minha viagem!!! Eu estava meio ansiosa sem saber se estava tudo certo, se faltava alguma coisa. Mandei e-mail para a agência perguntando e eles disseram que estava tudo certo. Uns dias depois, chegou o meu kit de boas vindas. Achei super fofo!! Muito atencioso por parte da Time2 Travel.

Outros posts sobre intercâmbio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.