Brasília – Passeio na Superquadra 308 – #EncontroBSB
Saindo do eixo monumental, que eu acho fantástico, Brasília guarda umas surpresas arquitetônicas que só uma cidade planejada pode ter. Vou mostrar um pouco nas fotos abaixo como foi o passeio pela Superquadra 308 Sul. Este passeio fez parte do #EncontroBSB (veja o meu post explicativo).
O guia começou explicando sobre como se chegou no projeto do plano piloto, confesso que não sabia os detalhes e achei muito legal. Depois da explicação começamos a caminhar pela SQS 308 e a aprender sobre o projeto de cada superquadra e das unidades de vizinhança. A Superquadra 308, forma juntamente com a 107, 108 e 307 uma unidade de vizinhança. O projeto definia que cada unidade de vizinhança deveria ter suas escolas, comércio, cinema, igreja, etc.
Interior da Igrejinha. O projeto é do Oscar Niemeyer |
Parede externa da Igrejinha, do artista plástico Athos Bulcão |
Outra coisa que eu achei muito legal é que nenhum bloco de apartamentos fica de frente para o outro, criando assim, uma certa privacidade. Nos blocos em si, outro fato interessante é que um lado é todo envidraçado e o outro é de “cobogó”. O cobogó é um padrão vazado que permite a entrada de luz e ventilação, porém ao olhar de fora, não se consegue ver a parte interna, ou seja, é estético e dá privacidade também. (O nome vem dos arquitetos: Coimbra, Boeckmann e Góes.) Na SQS 308 ele é quadradinho, mas pode ter vários formatos. Se você não entendeu nada, tem uma foto logo mais abaixo.
Frente envidraçada |
Fundos de cobogó |
Padrão geométrico dos pilotis de um bloco da SQS 308 |
A SQS 308 também contou com o paisagismo do Burle Marx |
Espaço Cultural Renato Russo – aqui aconteceram shows do Aborto Elétrico e Legião Urbana |
Para terminar esta delícia de passeio, almoçamos no Bar do Mercado, na 509 ou W3 Sul. Dá para ir a pé da Igrejinha para lá. Como era sábado, fui de feijoada.
Está pensando que eu já contei tudo e não tem mais nada para saber? Tem sim, o mais legal é o próprio guia da Experimente Brasília contando como é morar e crescer nestas unidades de vizinhança, que foram criadas pelos maiores nomes da arquitetura e paisagismo do nosso país. Faz parte da nossa história. Super recomendo. Este passeio foi uma cortesia do Experimente Brasília aos participantes do #EncontroBSB, mas como sempre, o que escrevo aqui é a minha opinião pessoal sobre o que achei do passeio.
____________________________________________________________________
O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.
____________________________________________________________________
Blogs Participantes:
A Fragata Surprise – Across The Universe – AnnaBeatrip
Espacinhos – Férias de Mochila – Gaby Pelo Mundo
My Destination Anywhere – namuchila – Nathalia Depolo
____________________________________________________________________
Que legal! Deve ter sido muito bacana o encontro e conhecer Brasília. Quando eu fui era muito pequena e já não lembro de muitas coisas. Depois, sempre fui a trabalho e nunca dá tempo, né? Espero poder participar do próximo! Beijos