Um ano de blog

Há pouco mais de um ano, quando minha amiga Carol me propôs escrevermos um blog de viagens juntas, eu já era assídua frequentadora da blogosfera. E, embora a ideia tenha me seduzido desde o início, eu não estava certa de conseguir, eu mesma, produzir algo que valesse a pena. Assim, eu comecei meio devagar, um post aqui, e outro acolá. A Carol, mais disciplinada, mantinha, desde o início, um fluxo constante de publicações.
A surpresa veio com o tempo. E eu percebi o óbvio: escrever sobre uma viagem é viajar de novo! Totalmente grátis e sem ter de carregar as malas! =) O melhor exemplo deste fenômeno é a minha série de posts (em andamento) sobre a minha primeira vinda à Europa. Eu começo a escrever todos os textos lendo as notas de viagem, que são pra lá de sucintas… Mas, como a memória da gente é um bichinho engraçado, me pego recordando os lugares por onde passamos, as coisas que comemos, o que vimos e, mais do que tudo, eu me lembro das emoções que senti. Então, mesmo antes de rever as fotos, as imagens povoam a minha cabeça. E, quando finalmente o texto está pronto e eu procuro as fotos que devem ilustrá-lo, descubro que texto e imagem casam perfeitamente, tudo muito bem costurado pela emoção despertada pelas lembranças… E isso vicia! =)
E existem tantas outras razões para manter estes registros cibernéticos: para as famílias e amigos poderem acompanhar as nossas andanças, para inspirar mais viajantes, para os netos que porventura tivermos… Entretanto, como já profetizou muito bem o “Mestre dos Magos” da comunidade blogueira viajante (ou viajante blogueira), Ricardo Freire, no excelente Blog de viagem: você ainda vai ter um, “blogar uma viagem que passou é como continuar viajando”.
Neste um aninho de blog e com a cabeça cheia de planos de posts e de viagens, tudo o que eu posso desejar, para mim mesma e para a Carolzita, é vida longa ao Dicas e Roteiros! E muita quilometragem para as suas autoras! =)
Fabíola

 

Acho que como sempre a Fabíola conseguiu exprimir bem nossos sentimentos ao escrever um post e como é bom dividí-lo com outras pessoas. Com meu jeito mais prático vou contar um pouco da história do nascimento do blog.
Embora eu não seja uma viajante superexperiente, sempre fui muito curiosa e detalhista a respeito das coisas que gosto e de tanto pesquisar e comentar acabei virando uma referência em viagens para familiares e amigos mais próximos. Uma das amigas próximas era a Fabíola, eu contava  o que estava programando para as férias e ela também.  Sempre conversávamos muito a caminho do trabalho sobre viagens, idiomas, culinária e nestas conversas percebemos que somos muito parecidas. Nascia assim uma grande amizade.
Depois o destino mandou a Fabíola para Viena e numa das conversas no msn surgiu a idéia do blog. Ela estava conhecendo tantos lugares legais lá na Europa e eu querendo saber de tudo. Assim como eu havia feito uma viagem ao sul do Brasil e ela também queria matar saudades da terrinha amada. O blog pareceu a maneira mais natural de compartilharmos todas estas experiências tanto entre nós duas quanto com nossos familiares (moro longe da família também), nossos amigos e todos outros interessados em viagens.
Diferentemente da Fabíola, eu não era muito assídua na blogosfera. Apenas uma usuária que googlava o interesse das próximas férias, lia e ficava com vergonha de perguntar. Meus interesses eram mais nos blogs e fóruns de informática. Agora depois de um ano de blog posso dizer que meu perfil mudou bastante. Fiz dezenas de amigos na blogosfera e twittosfera; leio tudo que estes parceiros publicam, tendo viagem marcada para este destino ou não; mando comentários sempre que possível, mesmo que não seja para perguntar, mas para parabenizar ou complementar, e com isso a vontade de viajar e compartilhar só aumenta a cada dia.
Quero agradecer aos leitores pelos comentários com elogios e incentivo. O blog está com um alcance muito maior do que eu esperava, a exemplo do post no Melhores Destinos. Espero que ele continue crescendo e ajudando muitos viajantes pelo mundo. Muitas milhas para nós!
Carolmay

Carolmay e Fabíola em Viena (agosto de 2010).

 

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.