Curitiba – O que fazer

Curitiba é uma cidade muito bonita, grande, espaçosa e planejada. Já fui para lá várias vezes e adoro.
Parque Tanguá

 

Clique na imagem acima para abrir o Google Maps

Como Chegamos

De Santos são 400km. A maior parte da estrada é duplicada então a viagem costuma ser rápida, em torno de 5h. Que é aproximadamente o mesmo tempo gastaríamos se fossemos de avião. O tempo de vôo é curto, 45 minutos, porém tem que chegar uma hora antes, de Santos para São Paulo é mais uma hora, sempre atrasa um pouco para decolar, pegar malas na esteira e o aeroporto de Curitiba na verdade fica em São José dos Pinhais, mais uns 45 minutos de trânsito lá. Normalmente não compensa para quem não mora perto de Congonhas ou Guarulhos.

Onde ficamos

Veja o post Curitiba – Hotel que tem dica nova de hotel. Meus pais quando resolvem me visitar vindo de carro de Porto Alegre, costumam parar uma noite perto de Curitiba e ficam no Howard Johnson São José dos Pinhais.

O que fizemos

Curitiba tem muitos parques e passeios a céu aberto, o que é ótimo quando tem sol no inverno.
Jardim Botânico
Jardim Botânico
Museu Oscar Niemeyer
Ópera de Arame
Ópera de Arame
Pedreira Paulo Leminski (lugar de shows)
Parque Barigüi
Parque Barigüi
Parque Tanguá

 

Parque Tanguá
Parque Tanguá
Parque Tanguá
Parque Tanguá
Parque Tanguá
Como você pode perceber eu adorei o Parque Tanguá! Tem o Tingüi também, mas eu não tenho fotos.
Memorial Ucraniano.
Caso você não esteja de carro ou queira mesmo passear pela cidade tomando sol, a Linha Turismo passa tanto pelo Memorial quanto pela Santa Felicidade.

O que comemos

 

Estacionamos o carro no Novo Madalosso que é enorme e tem um estacionamento gigante.

 

E fomos almoçar no Velho Madalosso que fica em frente. Dizem que este é mais aconchegante.

 

Comidinha italiana deliciosa e com espeto corrido também.

 

Depois do almoço ainda em Santa Felicidade fomos na Adega Durigan onde tem vários produtos coloniais a venda (não sei da qualidade do vinho).

O que compramos
Adoro a Feirinha de domingo no Largo da Ordem.

Estas fotos estão péssimas, pois com o sol a pino não enxergava a tela do celular!

Dicas

8 comentários

  • Carol,

    muito obrigada pela visita e comentário no meu blog. Adoro ler blog de viagens e nunca tinha "passado" pelo seu. ADOREI!!! Parabéns, você escreve informações muito legais de um jeitinho gostoso de ler…

    Li o seu post sobre o Valle Nevado, onde você diz que não alugou roupas, pois achava que já estava muito bem equipada. Eu também acho que estou indo muito bem equipada, mas estou em dúvidas… O que seria a roupa ideal para ir à este local e poder "brincar" na neve?

    Beijos,
    Bruna
    http://viagembrunaemarcelo.blogspot.com

  • Oi Bruna,

    Seja bem-vinda ao Dicas e Roteiros de Viagens!
    Acho que o ideal é alugar roupas para neve, o aluguel não é caro e você poderá, sentar na neve, pois elas são impermeáveis. Ainda mais se for esquiar.

    Bjos,
    Carolmay.

  • Ei Carol, muito legal o post. Infelizmente estive em Curitiba só de passagem, na realidade, de escala no aeroporto. Quero muito conhecer.
    Bjs

  • Olá Carol, passei minhas férias de julho de 2010 em Curitiba e o friozinho estava uma delícia. Acho a cidade maravilhosa mas tive um pouco de dificuldade com o transporte público e acabei alugando um carro, o que me ajudou muito pois o transito é bem calmo com o que eu estou acostumada, em São Paulo. A gastronomia de Santa Felicidade é altamente recomendável e o lugar é lindo. Ah! Tem o restaurante alemão Schwarzwald que é super tradicional e próximo a feirinha de domingo. O site do bar: http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/localizacao.htm
    Para quem quiser alugar o carro, eu achei no site da RentCars, caso alguém se interesse: http://www.rentcars.com.br

  • Obrigada pela dica! Tenho muita vontade de conhecer o Bar do Alemão, só passo na frente, mas nunca entrei…

  • Olá. Vou pra Curitiba em junho, pela 1ª vez, com meu marido. E como toda turista ansiosa, etsou lendo tudo que posso sobre os pontos turísticos. Tenho uma dúvida. Muito tenho lido sobre esse ônibus turístico, e a possibilidade de pegá-lo a um preço de 20 reais e conhecer vários pontos no mesmo dia. Mas, e se eu quiser pegar um ônibus comum, e por exemplo, passar metade do dia em Santa Felicidade, depois ir ao Bosque do Alemão (pegando outro ônibus comum) eu consigo, né?

  • Oi Larissa,
    Acho que tem ônibus para todos os lugares sim. Dá uma olhada nestes sites, caso não encontre exatamente o que você precisa, pergunte no hotel.
    – Sobre o transporte urbano em Curitiba: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_urbano_em_Curitiba (eles tem alguns apelidos para algumas linhas que é bom saber)
    – Site com os horários e as linhas (tem um item itinerário também, mas deu errro para mim): http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/tabelahorario/
    – Neste outro tem mais informações das linhas normais e da Turismo: http://www.onibusdecuritiba.com.br/

    Espero ter ajudado.

  • Adoramos Curitiba também!
    Um lugar impressionante…

    http://verdejava.com.br/lugares/curitiba

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.