Emissário Submarino de Santos e outros lugares para passear e contemplar – Projeto #MoradorTurista

Emissário Submarino de Santos

Já falei bastante dos jardins da praia de Santos em outros posts, mas tem 2 pontos específicos dele que vou detalhar agora: o Emissário Submarino e a Fonte do Sapo. Além destes dois, tem um outro lugar que é legal de passear na cidade para quem gosta de natureza: o Orquidário. Os links que coloquei neste parágrafo são para o site da Prefeitura, você pode ver que sempre tem eventos e atividades nestes lugares.

Emissário Submarino

Você sabe o que é um emissário submarino? Nem sabia que existia isso até me mudar para Santos. É um lugar onde é lançado o esgoto doméstico após o tratamento pela companhia de saneamento básico. Se você quiser mais explicações ou ficou curioso, esta matéria do Mundo Estranho.

Em Santos este lugar é uma parte muito legal da orla que tem uma escultura imensa da artista plástica Tomie Ohtake, a escultura foi inaugurada durante as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa em 2008. Além da escultura, o Parque Municipal Roberto Mário Santini tem pista de skate, ciclovia e uma arquibancada para quem quiser contemplar o mar ou os campeonatos de surf que acontecem nas redondezas.

Fonte do Sapo

Eu nem conhecia até uns anos atrás, depois que as amigas começaram a ter filhos é que eu soube da existência e entendi porque aquela região dos jardins da orla ficava tão cheia de gente e carrinhos de bebê.

As fotos que tirei foram durante uma caminhada pelas 8h da manhã então não tinha muita gente, mas normalmente mais tarde e durante o verão até umas 22h os arredores da fonte ficam muito cheios de crianças para todos os lados. Tem até um ponto especial de aluguel de bicicleta para os pequenos.

Orquidário

Já fui umas 3 vezes, mas nunca tirei fotos boas… Desculpa aí. Sabe aquele lugar que você vai, caminha, passeia, relaxa, vai embora e depois percebe que nem tirou fotos? É assim.

Tenho amigos que não gostam muito das vizinhanças e então nunca foram lá. Acho que a entrada principal é bem tranquila, talvez as ruas dos fundos que fiquem numa região mais “perigosa”. Acho que é um passeio bem legal, quase todo o caminho é pela sombra, com muitas árvores e muito verde. Tem também alguns animais soltos, não se assuste. Pode passar um pavão, um cágado e alguns outros bichinhos que eu não sei o nome.

E tem também orquídeas! Mas nem sempre, das 3 vezes que fui, só em uma que o espaço dedicado estava aberto a visitação.

E você? Tem alguma outra praça ou parque preferido?

Eu nunca fui no Jardim Botânico!! Preciso corrigir esta falha este ano.

Para quem curte skate tem a Praça Palmares onde fica a pista mais tradicional de Santos e frequentemente tem aulas de skate.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.