Como visitar o Kinderdijk – Parque dos Moinhos
Meu dia no Kinderdijk não foi perfeito, inclusive acho que foi o pior dia da viagem. Passei muito frio, tomei muita chuva, minha calça e meia encharcaram. Minha ideia era sair de lá e ir para Tilburg visitar a Cervejaria La Trappe, mas tive que desistir por motivo de congelamento e medo de pneumonia. Apesar de tudo, é um lugar muito bonito que gostei de visitar, ver como funciona um moinho, para que eles eram utilizados e como as pessoas moravam dentro deles.
Como cheguei
Acho que esta é a principal dúvida, como chegar no Kinderdijk. Não é nada muito direto, mas com os aplicativos de transporte e com a gentileza dos holandeses fica bem fácil. Neste caso a melhor opção é utilizar o 9292 que mostra diversos meios de transporte. O site do Kinderdijk também mostra as opções, porém não tem os tempos dos percursos ou as frequências dos ônibus.
Eu estava em Den Bosch e preferi ir por Dordrecht que era uma cidade que eu não conhecia e que não estava no meu roteiro. As outras opções são Rotterdam e Utrecht que eu visitaria nos dias seguintes. Rotterdam eu achei uma opção um pouco mais chata porque ainda precisaria pegar um metro, fora o trem e o ônibus.
As linhas de ônibus que param perto do Kinderdijk são a 90 e a 18. Além das opções de ônibus, de maio a outubro é possível chegar de barco por Rotterdam ou Dordrecht, pois o Kinderdijk é um ponto no meio do caminho entre as duas cidades. Eu tinha achado o máximo, mas como estava lá em abril, não tinha esta opção. Dei uns prints das telas do 9292, para você ver como é explicadinho. Dá para clicar e ver os mapas onde tem caminhada (Walk).
O que fiz
Chegando lá comprei o ingresso que dá direito a entrar em 2 moinhos e assistir um vídeo. Entrei nos 2 moinhos, até para me aquecer e fugir um pouco da chuva, tomei um chazinho no moinho mais distante que tem uma pequena lojinha e cafeteria ao lado. E voltei correndo para pegar o ônibus de volta que tem aquecedor. Cuidei no aplicativo o horário que passaria o ônibus para não ficar congelando no ponto. Também tem uma opção de passeio de barco, mas com o tempo feio, não animei. Veja um pouco das fotos abaixo. Mesmo com chuva e frio, estava lindo.
O que comi
Comprei um lanche no supermercado Albert Heijn que tinha na Estação de Trem de Dordrecht, porque não tinha muita certeza se teria onde comer no Kinderdijk e realmente não tem nada muito grande, apenas uma cafeteria.
O que comprei
A lojinha do Centro de Visitantes tem várias coisas bonitinhas e com preço normal, comprei algumas lembrancinhas.
Dicas
- Eu deixei para comprar o ingresso na hora, mas no site do Kinderdijk tem 10% de desconto.
Para continuar a leitura:
- Faz parte do Roteiro pela Itália e Holanda em 3 semanas