O que fazer em um dia em Den Bosch
Den Bosch é mais uma cidade que pode ser visitada em um bate-volta desde Amsterdam, pois fica a apenas 1h de trem. A parte central da cidade pode ser facilmente percorrida a pé, mas também tem um ônibus gratuito que passa pelos principais pontos como estação central e museus, clique aqui para saber mais.
O site da cidade é bem completo e este roteiro da Bosch Experience, tem várias coisas que fiz. Fui numa época muito legal, pois naquela semana tinha o dia do Rei e a comemoração dos 500 anos da morte do Jheronimus Bosch, artista mais ilustre da cidade. Os eventos ainda estão ocorrendo, olhe o site Bosch 500 para ver toda a programação. Para quem não conhece o pintor, tem várias fotos dos quadros e de detalhes dele ao longo do post. É muito louco!! Eu lembrava vagamente de algum dos quadros que acho que havia visto em Madri, alguns anos atrás. Depois de visitar Den Bosch, passei a admirar mais um artista holandês.
Caminhada pela cidade
Este dragão fica em frente a estação central de Den Bosch, ou melhor, ‘s-Hertogenbosch. Este é o nome oficial da cidade, alguns aplicativos ou GPS podem achar apenas este nome, é bom saber.
Dia do Rei
Como eu falei, a cidade estava se preparando para o Dia do Rei, então havia bandeiras e cartazes. Além de várias barracas e palcos sendo montados pelas praças da cidade.
Bosch 500
Outra coisa que enfeitava a cidade, eram as obras do Jheronimus Bosch. Adesivos, flâmulas, estátuas, miniaturas e tudo mais que você possa imaginar. A cidade está realmente vivenciando estes 500 anos do Bosch. Muito legal.
A grande exposição com as obras originais o Bosch estava ocorrendo no Noordbrabants Museum, eles reuniram obras que estavam espalhadas pelo mundo todo. Apesar dos ingressos estarem esgotados no site, comprei tranquilamente no local. Esta exposição não podia ser fotografada.
Caso você queira fotografar e até mexer nas obras, o melhor lugar é o Jheronimus Bosch Art Center. O lugar é uma antiga igreja e está toda decorada com réplicas das obras. De cima da torre tem-se uma bonita vista da cidade.
Sint-Janskathedraal
Ou Catedral Basílica de São João Evangelista, é uma construção gótica muito grande e impressionante. Enquanto estive lá, havia um andaime montado para facilitar o acesso ao teto da catedral, para poder observar de perto as figuras inspiradas nas obras do Jheronimus Bosch. Infelizmente quando passei na frente, os ingressos estavam esgotados para aquele dia e não pude subir.
Mas entrei na igreja e vi uma exposição muito interessante sobre o Santo Sudário. Sempre achei uma história fascinante e tinha muitos detalhes lá. Vídeos, réplica, raio-x, réplica dos instrumentos que fizeram os ferimentos, tudo bem explicadinho.
Zwanenbroedershuis
Não entendi muito bem, mas fiz a visita guiada que estava recomendada no Top 10 da cidade. É a casa que abriga a Ilustríssima Irmandade da Nossa Senhora, o Zwan, vem da tradição dos membros honorários de comer cisne em alguma refeição. Estes membros eram chamados de irmãos cisnes. Não é imperdível, mas é interessante. Adivinha quem fez parte desta irmandade? Sim, o Jheronimus Bosch e alguns reis/rainhas e príncipes/princesas da Holanda. Não tirei muitas fotos, pois achei que nem era permitido, só perguntei no final da visita.
Outros prédios históricos para visitar
Mais fotos da cidade. Peguei chuva, vento, sol, chuva de gelo… Por isso cada foto está de um jeito.
Quase mudei o título do post para Jheronimus Bosch de tanto que falei dele no post.
E você? Ficou com vontade de visitar Den Bosch?
Para continuar a leitura:
- Faz parte do Roteiro pela Itália e Holanda em 3 semanas