Roteiro de Paraty
Paraty é muito bonitinha e de lá é possível chegar em praias lindas. Mas confesso que andar naquelas ruas de pedra deu uma certa aflição, parecia que eu ia torcer o pé ou arrebentar o chinelo a qualquer minuto. Não conseguia caminhar e olhar as lojas ao mesmo tempo. Chovendo então… E foi assim o meu feriadão, fez sol no sábado e consegui aproveitar as praias com um passeio de barco. Nos outros dias só chuva.
Como cheguei
De carro desde Santos. Existem algumas opções possíveis:
- Seguir pela Rio-Santos.
- Subir para São Paulo, pegar a Ayrton Senna, seguir até São José dos Campos e descer pela Rodovia Tamoios até Caraguatatuba.
- Subir para São Paulo, pegar a Ayrton Senna, seguir até Taubaté e descer pela Rodovia Carvalho Pinto até Ubatuba.
A primeira opção é a mais curta, porém é a que tem mais trechos com velocidade reduzida, então pode ser a mais demorada. Foi a que escolhemos para ir, pois estava com operação descida no sistema Anchieta-Imigrantes.
A volta que foi mais traumática, levamos 12h, mas isso não dependia da opção, pois o pior trecho foi a saída de Paraty e todas as estradas estavam cheias. Só depois de Caraguá que a estrada melhorou para Santos. Em direção a São Paulo, tanto a Carvalho Pinto quanto a Tamoios estavam com trânsito lento. Estrada em feriadão pode ser traumático.
Onde fiquei
Na Pousada Hotel Brunello, reservado pelo Booking. É bem simples, mas limpa e com bom café da manhã. Fica em frente a praia de Jabaquara e é possível ir a pé para o Centro Histórico. A Praia de Jabaquara não é muito bonita e não tem muitos restaurantes nas redondezas, mas tem um mercadinho quase ao lado da pousada.
O que fiz
No sábado, alugamos um barco, tudo explicado neste post: Passeio de barco em Paraty.
No domingo ficamos na praia de Jabaquara já que parecia que ia chover a qualquer minuto e depois fomos almoçar no centrinho e passear pelas ruas de pedra. Confira nas fotos abaixo.
O que comi
Fomos em dois restaurantes que merecem ser citados: Punto Divino e Benditas.
O que comprei
Apenas uns imãs de geladeira na barraquinha em frente a ponte. Em várias lojas mais escondidas estavam mais caros.
Vontade de comer esse risoto de novo 😋
Acabei de comentar que estou com saudade destas comidas. 😉