Ilha do Farol e um passeio por Faro
Existem diversas praias que podem ser visitadas, eu escolhi a Praia do Farol e a Praia Deserta por indicações em blogs (minhas inspirações estão neste post) e do pessoal do B&B. Por uma questão de horários de ida e volta dos barcos para as duas ilhas (Barreta e Culatra), decidi no primeiro dia ir na Praia do Farol (Ilha de Culatra) e no segundo, que seria o dia de ir embora, ir para a Praia Deserta (Ilha de Barreta). Os dois barcos saem do mesmo lugar, para a Ilha do Farol custou 5 euros ida e volta (ago/14). Tem também a opção da Praia de Faro que fica na Península do Ancão e dá para chegar por via terrestre, mas me disseram que não é tão bonita quanto as outras. Veja mais informações da região neste link, tem as praias, transportes e horários dos barcos.
Achei muito legal que não tem carro na Ilha, mas tem vários moradores. Achei as casas e os jardins muito diferentes e, de certa forma, fofos. Os donos do hostel tem casa lá e vão para lá nas folgas, descansar “longe” da cidade. Me pareceu ser um lugar bem calmo.
Segui algumas placas e algumas pessoas até uma das praias. Pelo que vi tem duas principais viradas para o oceano. A mais perto do Farol tem uma lanchonete e ducha. A outra mais afastada tem guarda-sóis para alugar, mas não vi lugar para lanche. A maioria das pessoas, leva tudo no barco, cadeira, guarda-sol, isopor, etc. Quando cheguei, tinha uma neblina muito forte nesta parte virada para o oceano, então resolvi caminhar um pouco pela ilha, ir em direção ao outro farol e caminhar pelas casinhas esperando o sol aparecer, como se diz no Rio Grande do Sul: Cerração baixa, sol que racha. E foi assim mesmo. Dei uma volta, depois parei na praia perto do farol, tomei sol, fiz um lanchinho e depois voltei para a cidade. Veja nas fotos um pouco desta ilha.
Depois de voltar da ilha e tomar um banho no B&B para repor as energias, dei uma volta pela cidade. No dia que cheguei, peguei um mapinha com o pessoal do B&B com as principais atrações. Não estava muito a fim de entrar em museu, apesar de recomendarem o Museu Arqueológico, então fui em duas igrejas. Não costumo muito entrar em igrejas, mas as duas tinham coisas diferentes: na Igreja da Sé (Catedral) dá para subir num mirante e ter uma vista da cidade e na Igreja do Carmo tem uma Capela dos Ossos. Veja abaixo no mapa a localização destas duas igrejas. Gastei no total 5 euros para entrar nas duas (ago/14).
- Este post faz parte do Roteiro de Faro e Roteiro Andaluzia, Algarve e Lisboa.