Imprevistos de Viagem – Parte I

Dividi em Parte I e Parte II, porque foram dois grandes imprevistos na minha última viagem de férias que está descrita no post: Roteiro Argentina – Uruguai no Verão. Vou começar com o relato do que aconteceu no que era para ser o primeiro dia de viagem.

Dia 4 de janeiro, fomos para o aeroporto de Curitiba. Havia trocado milhas da Tam pelo trecho Curitiba – Buenos Aires com escala em Porto Alegre. Na fila do check-in já existia um clima de confusão, um vôo de Londrina havia chegado muito tarde na noite anterior e não seguiu para Porto Alegre, assim, haviam pessoas indignadas que deveriam ter embarcado na noite anterior para Porto Alegre e dormiram em Curitiba. Pelo que entendi todos foram para hotéis por conta da TAM, mas para hotéis diferentes e com problemas diferentes. Mas isso não vem ao (meu) caso.
Ao fazer o check-in o vôo não tinha previsão. Era para aguardar aparecer alguma atualização nas telas. O que havia naquela hora era “Atraso Min 2h”. Nada bom… Eu tinha um vôo da Aerolineas Argentinas marcado para 3h30 depois da chegada prevista do vôo comprado. Com o atraso mínimo de 2h, esta diferença já caía para 1h30. Eu sei que não se deve ter compromisso para o mesmo dia da chegada, mas as aéreas que voam do Brasil para Mendoza estavam com preços absurdos e dormir uma noite em Buenos Aires só para isso ia sair muito caro! Deslocamentos de aeroportos, diária de hotel, 2 dias de viagens, 1 dia a menos de passeios, etc.
Bom, fui na loja da TAM e perguntei se eles podiam me ajudar a entrar em contato com a Aerolineas, pois eu lembrava que eles tinham um vôo mais tarde naquele dia. A atendente da TAM foi bem simpática, tentou ligar para a Aerolineas, mas não atenderam.
Depois de umas 2h de espera, aproximadamente, chamaram pelos auto-falantes os passageiros da TAM com destino a Buenos Aires para se apresentarem no check-in. Havíamos nós e uma família de 4 pessoas. A atendente avisou que o trecho Porto Alegre – Buenos Aires havia sido cancelado e iriam nos relocar em um vôo que ia para Guarulhos e depois para Buenos Aires, com previsão de chegada em Buenos Aires às 22h30! E eu nem tinha hotel em Buenos Aires. Detalhe: a moça comentou que este vôo para Guarulhos também estava sem previsão. Por esta indefinição, com a certeza de passar o dia em aeroportos e por não ter hotel em Buenos Aires, perguntamos sobre algum vôo no dia seguinte. A atendente respondeu que o mesmo vôo no dia seguinte corria o mesmo risco de ser cancelado, que era mais seguro pegarmos um vôo para Guarulhos cujo avião dormia no Afonso Pena e depois pegarmos uma conexão em Guarulhos para Ezeiza, pois o avião sai mais cheio. Reservamos este vôo. Devolveram nossas malas e eu fui na loja da TAM reclamar. O atendente comentou que não podia fazer nada e que era para eu ligar para o Fale com o Presidente.
Meu sogro voltou para nos buscar. Passei a tarde ligando e enviando e-mail. Avisei o hotel que não chegaríamos naquele dia, alterei o vôo da Aerolineas e fiquei tentando ligar para o Fale com o Presidente, tentando porque não consegui nenhum atendente.
Agora ao voltar para casa liguei para a TAM, relatei tudo, eles abriram um protocolo de reclamações, pediram para eu enviar os comprovantes de gastos e ficaram de dar uma resposta em até 5 dias úteis (até sexta-feira dia 4 de fevereiro).
Resumo dos prejuízos repassados à TAM:
– Uma diária no Hotel reservado em Mendoza: US$83 (com impostos).
– Transporte de EZE para AEP, pois o vôo original era para o Aeroparque e fui colocada num vôo no dia seguinte para EZE: $100 pesos argentino.
– Alteração do Vôo da Aerolineas Argentina: US$100
– Prejuízos não mensuráveis: um dia a menos em Mendoza, por sorte havia deixado o dia 5 livre para conhecer a cidade, nos outros já haviam passeios agendados. Passei a manhã do dia 4 no aeroporto (não recebi nada para alimentação ou acesso a internet) e a tarde pendurada no telefone e na internet alterando vôos, pagando, enviando correio para o hotel, etc. Ou seja, perdi um dia de férias!
– Outros: como estava em Curitiba fiquei na casa dos meus sogros e não precisei arcar com hospedagens e deslocamentos, quem arcou com ida e volta ao aeroporto de Curitiba foi meu sogro, um taxi até a casa dele custaria uns 100 reais.Agora, estou aguardando…Atualização 01/03/2011
… Finalmente chegou a resposta da TAM:

São Paulo, março de 2011.

Prezada Sra. Carolina,

Tomamos conhecimento de seu telefonema ao serviço Fale com o Presidente e agradecemos sua atenção em entrar em contato conosco.

Soubemos do fato ocorrido quando de seu viagem de Curitiba à Buenos Aires, em 04/01/2011.

Consideramos importante esclarecer que o atraso do voo JJ3441 foi devido a um imprevisto operacional.

Em função desse atraso, sua conexão para Buenos Aires, não foi concretizada e, de fato, Sra. Carolina, sempre que possível procuramos esperar pelas conexões.

Entretanto, uma espera superior a 15 minutos pode gerar atrasos cumulativos em toda malha aérea subsequente. Dessa forma, nossas equipes preparam alternativas de acomodação para o destino final no menor tempo possível.

Sendo assim, a nossa equipe do aeroporto de Curitiba providenciou sua acomodação no próximo voo disponível para o aeroporto de Ezeiza, no dia 05/01/11.

Como forma de minimizar o ocorrido e por uma liberalidade da TAM, estamos colocando a sua disposição um crédito de passagem no valor de R$137,67 (centro e trinta e sete reais e sessenta e sete centavos) referente ao gasto com uma diária de hotel e transporte em Buenos Aires.

Para a utilização do crédito, é necessário entrar em contato com o serviço Fale com o Presidente pelo telefone 0800 123 200, com pelo menos dois dias úteis de antecedência à emissão, informando a data e em qual loja da TAM será retirado. Após o envio da autorização, o crédito deverá ser retirado em uma loja TAM de aeroporto pessoalmente mediante documento de identidade original com foto e válido. O crédito poderá ser utilizado apenas em voos da TAM Linhas Aéreas S/A (voos JJ).

Essa concessão é válida até 01/03/2012 e não é reembolsável.

Contamos com sua compreensão e permanecemos à disposição para conhecer suas opiniões.

Atenciosamente,

Equipe Fale com o Presidente
TAM Linhas Aéreas S/A

Satisfatória? Acho que não…
Engraçado que algumas vezes por simples atrasos, eles saem distribuindo bônus.