Roteiro de Bruxelas
Bruxelas é bem bonitinha, o centro é facilmente percorrido a pé e é formado por prédios belíssimos. Enquanto estávamos por lá, estava ocorrendo um festival de música e encontramos muitos tipos estranhos, apesar dos comentários que tinha ouvido sobre ser uma cidade mais “séria” e formal que as outras, talvez pelo fato de ter um edifício sede da Comunidade Européia. Outra coisa que me surpreendeu foi a quantidade de mendigos pela estação central, dentro e nos arredores. Mas são mendigos bem diferentes dos brasileiros, todos tinham animais de estimação e muito bem cuidados. Alguns tinham cachorros, gatos e até coelhos; com caminhas, coleiras, pratinhos de comida e água. Um gatinho tinha até um pacote de Whiskas!! Um luxo!
Vimos praticamente tudo no dia da chegada e no dia da partida, caminhando aleatoriamente pelo centro. Bem tranqüilo, não entramos em nada. Adoramos as lojinhas de HQ com todos os acessórios e miniaturas.
Vimos praticamente tudo no dia da chegada e no dia da partida, caminhando aleatoriamente pelo centro. Bem tranqüilo, não entramos em nada. Adoramos as lojinhas de HQ com todos os acessórios e miniaturas.
Maneken Pis Fountain |
De Eurostar vindo de Londres, passagens compradas no site da SNCF. Chegando na Gare du Midi tivemos que pegar duas linhas de metrô ate o hotel.
Onde ficamos
No Newhotel Charlemagne revervado pelo Booking. Ele fica a uns 2 km do centro, ou duas estações de metrô. O que me fez escolher este hotel foi o preço e a qualidade, pois a localização deixa a desejar, é longe do Centro e do lado da Comissão Européia. Ele é um hotel executivo e o preço de balcão é uns 300 euros, porém pelo Booking paguei 50 euros por casal. Muito bom. Acabamos gastando um pouco a mais por causa do metrô, mas saímos no lucro em relação aos que eu havia pesquisado no centro. Como o Eurostar para na Gare du Midi, de qualquer fora teríamos que pegar metrô na chegada e na saída.
Prédio da Comissão Européia |
O que fizemos
Igreja de Saint Jacques |
Relógio? |
Galerie St Hubert por fora |
Galerie St Hubert por dentro |
Prédios da Grote Markt |
Prédios da Grote Markt |
Prédios da Grote Markt |
Prédios da Grote Markt |
Prédios da Grote Markt |
La Bourse |
Dia de Chegada – quarta
Trem Londres-Bruxelas, Parlamento, Parc de Bruxeles, Palácio Real, Galeria St Hubert, Grote Markt, La Bourse, Catedral Saint-Michel
Dia em Bruges – quinta
Trem Bruxelas-Bruges, Markt Square, Heilig Bloed Basiliek, Stadhuis Burg, Minnewater Park, Begijnhof, Igreja Nossa Senhora, Simon Stevin, Da Halve Maan e Trem Bruges-Bruxelas, Manneken Pis Fountain
Dia de Partida – sexta
Caminhada e Trem Bruxelas-Amsterdam
O que comemos
Para quem gosta tem mexilhões em cada esquina, chamados de moules. Um prato cheio deles cozidos, com uma porção de fritas e um cerveja custa de 9-12 euros nos restaurantes perto da Galeria St Hubert, se quiser com molhos mais elaborados fica mais caro. Eu prefiro as porções de batatas fritas e waffle com sorvete e chocolate. Um waffle simples com calda custa 3,50 euros, com sorvete e creme 5,00 e quanto mais opcionais mais caro. Mas é praticamente uma refeição. Nenhum sobreviveu tempo suficiente para tirar uma foto.
Cardápio com tipos de preparos de moules |
Este é o que custa 9 euros e vem com fritas e cerveja. |
O que compramos
Em Bruxelas só cerveja. Tem algumas lojas tipo: 250 cervejas da Bélgica, que tem uma variedade impressionante, porém é bem mais cara que o supermercado. Vá antes num Carrefour Express, compre as cervejas “comuns” da Bélgica e depois visite uma destas lojas para comprar alguma raridade.
Dicas
- Transporte: o metrô tem um grande problema. Não vi guichê na nossa estação (Schumman) e as maquinas não aceitam cédulas, ou seja, só moedinhas, não conseguimos aproveitar os ‘combos’ de 5 ou 10 tickets. As máquinas até aceitam cartões, mas eram de redes diferentes, nossos visas não foram aceitos. Se alguém souber como faz, por favor, manifeste-se nos comentários.
- Passes: Não comprei, pois não pretendia visitar muitas atrações pagas.
- O que faltou: visitar o Atomium e a Mini-Europa. Nada imprescindível para mim.
- Confesso que não pesquisei muito sobre a Bélgica e quando o fiz foi para procurar cervejas e eventos relacionados a cerveja ou chocolate. Mas não é que alguns dias antes da viagem eu conheci o blog Flashes de Viagem e encontrei lá alguns posts sobre Bruxelas?
Faz parte do Roteiro:
Hoje é que vi que você mencionou o Flashes de Viagem aqui no seu blog, na parte de dicas para Bruxelas. Obrigada, fico super honrada! E que bom que pude contribuir com algumas informações para sua viagem, isso sempre deixa o "blogueiro" feliz! 😉 Até mais!
Legal né Si! Também fico feliz, por isso mesmo que divulgo o que gosto e utilizo! Obrigada pela visita! Bj
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo blog. Ótimas informações.
Se não se incomoda, gostaria de tirar uma dúvida. Eu e minha esposa passaremos 2 dias e meio em Bruxelas. Tenho lido alguns comentários na internet que 2 dias e meio é muito tempo. É muito tempo, mesmo? Em caso da sua resposta seja positiva, estamos pensando em passar 1 dia em Amsterdam.
Obrigado,
Guilherme
Obrigado pela resposta, Carolina. Não disse nosso roteiro completo para Bélgica. Iremos a Bruxelas, Ghent e Bruges. Passaremos 2 dias e meio em cada uma delas.
Obrigado
Oi Guilherme,
Acho que 2 dias e meio é bastante tempo, 1 dia é suficiente para passear pelo Centro, visitar alguma cervejaria ou o Atomium. Eu fiquei duas noites para poder fazer o bate-volta a Bruges que é uma gracinha, superrecomendo. Quanto a Amsterdam, se puder vá mesmo. É bem legal e tem muito mais atrações. Tem alguns posts aqui no blog de lá também.
Obrigada pela visita e pelos elogios ao blog.
Obrigado pelas dicas.