Punta Arenas e Puerto Natales

Punta Arenas é muito bonitinha, bem plana e com ventos cortantes. Puerto Natales também. Infelizmente não tirei fotos destas cidades. Apenas dos passeios que fizemos nas redondezas.

 

Glaciar Serrano

 


Clique na imagem acima para abrir o Google Maps


Como Chegamos

Vôo Puerto Montt – Punta Arenas pela Air Comet. Comandante falou várias coisas que não entendemos, algo como um desvio por Calafate devido às condições climáticas. Que medo, lembrei do livro Os Sobreviventes (ou filme Vivos), pois olhava para baixo e via tudo branco de neve e gelo. Mas tudo acabou bem!

Onde ficamos

Em Punta Arenas no Plaza Hotel, quarto bem grande e quentinho. Café da manhã normal, torradas, biscoito, manteiga, geléia, café solúvel e suco de laranja.
Em Puerto Natales ficamos no Hotel Florence Dixie, bem bonito, água quente instantânea e boa calefação. Café da manhã básico, café solúvel, pão, torrada, bolacha, bolo, manteiga, queijo, geléia, iogurte, sucrilhos e sucos.

O que fizemos

Passamos em Punta Arenas a caminho de Puerto Natales, enquanto esperávamos o horário do onibus, Buses Fernandez, fizemos um passeio pelo Centro.
Em Puerto Natales fizemos um passeio de barco até os Glaciares Balmaceda e Serrano num dia.

Glaciar Balmaceda
já está bem retraído, procure fotos antigas para comparar

 

Foca

 

Lago Serrano
caminhada de 15 minutos até o mirante

 

Glaciar Serrano

 

Glaciar Serrano

 

 Lago Serrano
voltando ao barco

 

 Nosso barco

 

 Nosso barco

 

 Olha a cor da água

 

No dia seguinte fizemos a primeira parte do passeio até Torres de Paine que consiste na visita à Cueva del Milodón, nessa caverna foram encontrados restos mortais do que parece ser uma preguiça gigante. E também tem indícios de presença humana. Bem interessante.

 

A caverna fica nessa pedra

 

Dentro da caverna

 

Saída da caverna

 

 Réplica do Milodón

 

Quando saímos estava nevando

 

Daqui fomos para Torres del Paine.

 

Recepção de Guanacos!

 

O parque mesmo fica para o próximo

 

Na volta de Torres del Paine dormimos em Punta Arenas, pois o vôo era no dia seguinte. Durante a manhã fomos na Zona Franca. Não tivemos muita sorte, pois as lojas abrem tarde, depois das 11h e tínhamos que voltar cedo para almoçar e pegar o transfer para o Aeroporto.

O que comemos

No Centro de Punta Arenas, numa chocolateria, chocolate Caliente ($1.550), porção de 4 churros com doce de leite ($1.400), inesqueciveis.
No dia do passeio de barco o almoço estava incluído numa estância no caminho, assim como o pisco após a caminhada até o Glaciar Serrano.
Parrillada de Cordeiro com batatas e Pisco com gelo do Glaciar

 

Normalmente para a janta comprávamos sanduíches ou pães e queijos nos supermercados. Claro que acompanhado de um bom vinho chileno.

O que compramos

Taxi para Zona Franca, $3.000. Não tem videogames e celulares. DVD Players e máquinas fotográficas estavam realmente baratos. Compramos máquina de cortar cabelo da Philips por $10.800.

Dicas

Para a Patagônia pegamos um pacote com uma agência local a Comapa Turismo que incluía os transfers de/para Aeroporto de Punta Arenas, os passeios aos Glaciares, Cueva del Milodón e o Parque Torres del Paine, os trajetos de ônibus comum de Punta Arenas – Puerto natales, os hotéis em Puerto Natales, Punta Arenas e Torres del Paine. Saiu com um preço bom e o serviço foi ótimo. Eles tinham um roteiro pronto e eu personalizei, eles foram superatenciosos. O pagamento é integral adiantado por boleto.

 

O vôo de retorno Punta Arenas – Santiago, teve escala em Puerto Montt. Como tinha muito sol lá, vimos o Vulcão Osorno durante o pouso e decolagem!

Veja também!

3 comentários

  • Adorei esta postagem. Estou roteirizando Patagônia e acabamos de incluir Punta Arenas no nosso roteiro, depois de Torres del Paine e Puerto Natales e estava com dúvidas sobre visitar Punta Arenas.Mas pelo seu relato e outros que eu li, vale a pena a "esticadinha".
    Abraços,
    Os caminhantes
    Marcia, João e Júlia

  • Marcia, João e Júlia,
    Punta Arenas é uma cidadezinha bem charmosa e de lá é possível fazer o passeio aos glaciares. Acho que vale a esticadinha.
    Obrigada pela visita!
    Abraços!

  • Joselito Nardy Ribeiro

    Ótima dica de viagem! Vou com minha esposa em Janeiro/2012 de São Paulo a Santiago, Santiago a Punta Arenas. Ficaremos um dia em Punta e no dia seguinte iremos a Puerto Natales para 4 dias de estadia. Voltaremos a Punta, para mais um dia em seguida de volta pro Brasil. Vcs acham que dá para aproveitar com este prazo curto? Abração e muito obrigado pela postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.