Salar de Atacama
Perto de San Pedro de Atacama, o Salar de Atacama é uma das regiões mais surpreendentes que eu já visitei. Não imaginava encontrar tanta água num dos lugares mais áridos do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Atacama
Laguna Chaxa
Clique na imagem acima para abrir o Google Maps
Como Chegamos
Este post contempla um passeio e meio que fizemos com a Turistour “Lagunas Cejar y Ojos del Salar” e apenas a primeira parte do “Salar de Atacama com Lagunas Altiplánicas“.
Onde ficamos
Foi um passeio de um dia, então continuávamos instalados em San Pedro de Atacama, no Hotel Tambillo.
O que fizemos
A Laguna Cejar é muito salgada e por causa disso é possível entrar nela e não afundar. A água é fria na superfície e quente no fundo, ouvi isso das pessoas que entraram, mas eu não tive coragem por dois motivos: apesar do sol tinha um vento gelado na hora e também não existem duchas no local, ou seja, depois do banho tem que se secar e colocar a roupa por cima do sal. E olha que é muito sal, molhei minha mão e ao secar fica branquinha de tanto sal!! Veja as bordas brancas ao redor da água.
Laguna Cejar
Laguna Cejar
Pequena Laguna ao lado da Laguna Cejar
Ojos del Salar são dois lagos redondos um ao lado do outro, quase do mesmo tamanho e com o mesmo tipo de borda, profunda.
Ojos del Salar
Ojos del Salar
Ojos del Salar com o Licancabur ao fundo
Assistimos ao pôr-do-solem uma outra Laguna que não estava no cronograma (e eu não lembro o nome). Muito lindo!
Outra laguna
Outra Laguna
Licancabur novamente
Pôr-do-Sol no Salar
Pôr-do-Sol no Salar
No dia seguinte fizemos o Passeio ao Salar com Lagunas Altiplánicas, deixei a parte do salar neste post e a parte das Lagunas Altiplánicas para o próximo, pois é um lugar maravilhoso que merece um post exclusivo.
Pequena laguna cheia de micróbios no caminho para a Laguna Chaxa
Laguna Chaxa
Laguna Chaxa com flamingos
Espelho d’água com a Laguna Chaxa
O que comemos
Durante o pôr-do-sol degustamos alguns snacks com pisco sour. O guia deste passeio era muito divertido.
Veja também!
Hum, que lugar lindo!! O Atacama sempre esteve em meus planos… adoro lugares inóspitos! 😉
Este lago salgado tem as mesmas características do Mar Morto, na Jordânia. Pena que estava frio, pois deve ser emocionante não afundar na água!
Beijos!
Estou louca para conhecer o Atacama!
Fê, eu também adoro lugares diferentes!
Quanto à laguna esqueci de escrever no post, mas as bordas também eram cortantes e ela afundava rápido, ou seja, tu tem que se jogar nela de chinelo e para sair colocar os chinelos nas mãos para não se cortar no sal. Com isso, o vento e a sensação salgada no resto do passeio acabei desistindo de entrar mesmo!
Deisoca, o Atacama me surpreendeu! É muito lindo mesmo com tantas coisas diferentes num deserto. Ainda faltam alguns outros passeios! Vou tentar postar os geiseres hoje!
Bjos,
Carolmay.
Olá, tudo bem? Estou indo para o Atacama em Junho e gostaria de saber sua experiência com a agencia Turistour? Vocês fizeram todos os passeios com eles? Você gostou do serviço?
Abraços,
Camila Lins
Oi Camila, não tive problemas com a Turistour, no Atacama pelo que entendi eles reunem as pessoas num mesmo operador local. Então se você quer num dia um passeio que não tem muita gente, eles juntam todas as pessoas de todas as agências e uma só leva. Com isso eu acabei fazendo passeios com diversas agencias locais. Tudo foi tratado com a Turistour e deu certinho. Mas já fazem quase 5 anos, na época ela era a agencia mais famosa e descobri isso chegando lá. Tinha folders em todos os hotéis que fiquei, só na Patagonia que eles não tinham escritorio.