Praias de Santos e Guarujá – #MoradorTurista

Praias de Santos

Continuando o Projeto #MoradorTurista aqui no BlogDRV, este mês vou falar das praias de Santos e algumas do Guarujá. São as praias que eu costumo ir, tanto em Santos quanto nos arredores. Já falei do projeto #MoradorTurista neste post: 5 coisas para fazer em Santos. E também tem a explicação no site da RBBV.

Eu sou muito a favor da lei do menor esforço, já que não vejo muita diferença sobre onde parar. Quando morava no Canal 1 ficava por lá mesmo, agora que moro no Gonzaga fico pela Praça das Bandeiras que é o mais fácil. Vou colocar um mapinha para você se situar. Quem nunca veio para cá nem deve saber porque se fala em canais aqui na cidade. Então dá uma olhadinha no mapa e da esquerda para a direita você pode contar os canais, do 1 ao 7, acho tem que dar zoom para enxergar o risquinho azul desembocando no mar.

Praias de Santos

Marquei os seguintes pontos: Praia do Canal 1, Praça das Bandeiras, Confeitaria Joinville e Zé do Coco. Os dois primeiros já falei, são os que costumo ir.

Entre a Confeitaria Joinville e o Canal 3 que fica a esquerda dela no mapa é o point da galera descolada e sarada, então se você quer ver e ser visto, jogar frescobol, tomar suco natural de laranja com outras frutas, este é o point.

O Zé do Coco é o lugar para tomar o coco mais barato e mais gelado da praia. Também falam bem das cocadas, mas como normalmente caminho até lá nos meus dias mais fitness, eu sempre evitei a cocada e só tomei coco. Da minha casa até lá, ida e volta são 7km, uma boa caminhadinha.

Você também pode ouvir falar de José Menino, Embaré, Boqueirão… Vai mudando o nome, mas é tudo neste mesmo mapinha. E nas fotos abaixo, só tem foto de celular porque não carrego nenhuma câmera grande nas minhas caminhadas.

Canal 6… Zé do Coco #santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Guarujá

Outra opção é ir para o Guarujá, é só pegar a balsa e escolher qual praia você se identifica. São diversas enseadinhas, cada uma com seu charme (ou não, depende do ponto de vista, rs).

Eu gosto de ir para o Tombo, é a praia mais próxima, geralmente está com uma quantidade boa de pessoas, nem tão cheia e nem tão vazia. Tem quiosques com boas porções e guarda-sóis e cadeiras para alugar (normalmente de graça, só consumindo no quiosque). É uma praia de tombo, então o mar não é muito calmo e afunda rápido. Costumo ter surfistas.

As praias de Astúrias e Pitangueiras tem mais cara de cidade com prédios altos em volta, acho meio sem graça. A Enseada é uma praia maior e com mar mais calmo, mas já ouvi falar de arrastões algumas vezes, além de ônibus de excursão, então só dei umas passadas algumas vezes logo que cheguei em Santos e nunca mais voltei para lá. Uma praia muito bonita é Pernambuco, tem poucas cadeiras e guarda-sóis então se você não tem, precisa chegar cedo. É onde fica o hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, só fui em balada lá. Tem uma ilha na frente da praia que dá um charme todo especial.

Mais adiante tem praias com acesso controlado, como São Pedro, que nunca consegui entrar porque meus amigos não costumam acordar cedo, rs… E a última praia antes da balsa para Bertioga é a Prainha Branca que tem acesso por uma trilha no mato ou por barco. É bonita, mas não tem muita estrutura.

Balsa aguardando a passagem de um navio de conteiner.

Praia do Tombo

Praia do Tombo

Praia do Tombo

Ficou com vontade de vir para Santos? E Guarujá?

Pessoal de Santos, qual a opinião de vocês? Falei bobagem? Quais as praias preferidas de vocês?

Veja os outros posts do Projeto #MoradorTurista já publicados no blog.

6 comentários

  • Estão de parabéns, ótimo conteudo! Obrigada!!!

  • Oi Carol! Estive em Santos na semana passada para embarcar em um cruzeiro. Não pude aproveitar a cidade, porque foi somente para embarque e desembarque, massss fiquei vendo da cabine do navio a mega orla da Praia de Santos. Confesso que gostaria de ter ficado um dia a mais na cidade para poder conhecer. E agora, ao ler o seu post, vejo que deveria MESMO ter feito isso. Fica para uma próxima vez. Parabéns pelo post.
    Abraços,
    Carolina

  • Leticya Simões

    Muito legal! A praia que eu mais gosto no Guarujá é de São Pedro, tem uma infraestrutura legal de estacionamento e banheiro (grátis) e é uma praia pequena, de lotação controlada. A praia do Éden é outra legal, descendo uma trilhazinha à margem da estrada.
    Parabéns pelo blog, muito bem cuidado e organizado.
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *