Quais são os tipos de hospedagem para intercâmbio

Gente, esta foi a escolha mais difícil. Escolher o lugar e a escola até que foi fácil. Mas quais são os tipos de hospedagem para intercâmbio? Como escolher? Quais os prós e contras de cada uma?

Quais os tipos de hospedagem/acomodação/moradia

Existem várias opções, cada uma com seus prós e contras. Depende muito do perfil da pessoa, da idade, se está indo sozinha ou acompanhada e da duração da estadia. Vou listar abaixo as opções que vi e o que pensei da cada uma.

Casa de família

Vou começar sem mistério dizendo que escolhi casa de família. Por quê? Logo eu que moro sozinha há anos, que sou cheia de manias e que adoro ficar em hotel. Pois é, vou ter que me policiar muito. Porém, acho que este é o único tipo de acomodação que permite uma imersão total na cultura do lugar. Como conhecer uma casa de irlandês, saber o que eles comem, quais são os costumes se não morar com alguns deles? Eu adoro o sotaque irlandês e acho que já comentei isso em todos os outros posts, então acho que é o melhor jeito de ouvi-lo. E de alguém que sabe que você está estudando.

Eu pensei muito por causa das desvantagens… Pode ter horário para chegar em casa, normalmente tem que avisar se você vai jantar ou não, pode ter horário ou tempo definido para tomar banho (eu costumo tomar banho 2x por dia e lavar o cabelo toda manhã, já prevejo que terei que mudar isso) e, ainda, podem ter tarefas para ajudar em casa ou pelo menos arrumar a cama (coisa que nunca faço em casa). Outro ponto é que as casas de família podem ficar até 1h de distância de transporte público da escola. Torçam para eu pegar uma família muito legal e bem localizada!! As pessoas com quem conversei disseram que as famílias irlandesas são ótimas, pouco rígidas com horários e que adoram brasileiros. #Oremos

Residência estudantil

Acho que é o melhor lugar para fazer amigos de tudo que é lugar do mundo. Porém, podem ser pessoas com um inglês mais iniciante e que podem falar errado. Podem ter regras também de horários e visitas. Normalmente tem banheiros e cozinhas compartilhados. Você pode ter mais liberdade para comer o que quiser, mas também vai ter que se preocupar em comprar e preparar. Algumas que vi, são bem próximas às escolas.

Alugar um apartamento

Acho que esta é a melhor opção para quem vai ficar mais tempo. Pelo que li, normalmente o pessoal reserva alguma hospedagem em residência estudantil ou casa de família por 1 mês e depois que conhece alguns colegas, acaba dividindo um aluguel para ficar mais em conta e com mais liberdade. Neste caso é um pouco de loteria, pode ser que a escolha dos colegas seja boa ou não. Como as regras são feitas pelos próprios moradores, sempre pode rolar algum stress com algum folgado. Como eu só vou ficar um mês, acho que seria muita preocupação achar um lugar para alugar e ficar sozinha, sem ninguém para conversar. Até não tenho problema com isso, mas se o objetivo é destravar o inglês, quero usá-lo o máximo possível. Também é uma boa opção para casais ou famílias.

Hotel

Acho que é bem complicado ficar um mês (ou mais) em um hotel. Haja dinheiro! Fora a diária ser quase o valor semanal de uma casa de família não tem o jantar e nem a lavanderia incluídos. Acho que só valeria por uma semana, para talvez dar tempo de escolher um lugar para alugar. Ou para alguém que quer muita privacidade e café da manhã pronto.

Hostel

Esta é uma opção mais em conta do que o hotel. Com a possibilidade de café da manhã incluído. É uma hospedagem mais descontraída, bom para quem quer conhecer muitas pessoas e fazer festa, porém não é o lugar ideal para estudo. Ou para quem precisa dormir e acordar cedo para as aulas. Também não tem privacidade.

Conclusão

Todas as pessoas com quem conversei, ficaram em casa de família e disseram que era a melhor coisa. Ainda estou com friozinho na barriga pensando no que me aguarda, mas vou tentar manter a mente aberta e aproveitar ao máximo. Você já foi? O que achou? Qual tipo de moradia? Esqueci de citar alguma coisa importante?

 

Faltam exatos 2 meses para eu embarcar para a Irlanda!!

Outros posts sobre intercâmbio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.