Flutuação no Rio Sucuri em Bonito


Flutuações em Bonito

Os passeios mais legais e disputados de se fazer em Bonito são as flutuações. Tem em vários rios. Eu ouvi falar muito bem do Rio da Prata e do Rio Sucuri, quando tentei fazer as reservas dos passeios quase 3 meses antes do Carnaval, o Rio da Prata já estava lotado para os 3 dias que eu tinha disponíveis. Então agendei o Rio Sucuri. Outras opções são o Aquário Natural e a Nascente Azul. Todos os rios parecem lindos e cada um tem alguma particularidade, veja este post do Viaje na Viagem que tem um bom comparativo.

Sobre a fazenda e preparativos para a flutuação

A fazenda onde acontece o passeio tem uma boa infraestrutura, com banheiros, vestiário e restaurante. Não almocei lá, pois o meu horário de flutuação era um dos primeiros da manhã, então voltamos de lá para a cidade pelas 11h30.

Todo o material utilizado na flutuação está incluído no valor do passeio e tem uma grande variedade de tamanhos: colete de salva-vidas, macacão e botinha de neoprene, além do snorkel e máscara.

Antes da flutuação, há um treinamento em uma piscina. Assim cada um pode testar seus equipamentos, ver se a máscara está vedando, se o snorkel está funcionando ou se o colete aguenta seu peso. Também ajuda quem não sabem nadar a se sentir mais a vontade.

Flutuação no Rio Sucuri

Antes da flutuação propriamente dita, subimos na caçamba de uma caminhonete para chegar até o início de uma pequena trilha para ver a nascente do Rio Sucuri. A flutuação começa em um trecho um pouco mais adiante. Tem um deck para descer na água geladinha. Depois é só boiar e seguir a correnteza (fraquinha, de boa).

O passeio é uma delícia, adorei. Dá para ver muitas piraputangas e alguns outros peixinhos. Também é muito legal ver as mudanças do fundo do rio e da vegetação, tudo muito lindo. Tentei colocar umas fotos variadas abaixo. Dependendo da luz do sol, ou se tinha alguma árvore fazendo sombra, a cor da água varia muito.

Barco de apoio

Se você se sentir inseguro ou indisposto, tem um barco de apoio que acompanha em todo o passeio. Então pode ir tranquilo…

Rio visto de cima do deck do final do passeio. Veja na foto seguinte, um zoom nos peixes.

Peixes vistos de fora da água.

Informações úteis
  • Não pode usar protetor solar e repelente para não contaminar o rio. Realmente não precisa, o neoprene protege grande parte do corpo tanto do sol quanto de bichos. Apesar de que quando saí da água um bicho enorme me mordeu no joelho, mas o inchaço passou rapidinho.
  • Leve toalha, roupa seca e um saquinho para levar sua roupa de banho de volta. Tem vestiários com chuveiros, sanitários e espelhos. Um pente ou desodorante também podem ser úteis.
  • Tem lockers para guardar bolsas e mochilas. As chaves ficam com o guia (no barco).
  • Câmera a prova d’água é muito útil. Dá para alugar em alguns passeios, hotéis ou lojas na cidade mesmo.
Leia também