5 coisas para fazer em Santos – Projeto #MoradorTurista

5 coisas para fazer em Santos

Saída do Porto de Santos

Projeto #MoradorTurista

Com este post 5 coisas para fazer em Santos eu inicio a série #MoradorTurista aqui no blog. Este projeto é uma iniciativa da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens) da qual eu faço parte. A ideia nasceu durante o último encontro que fizemos em BH, o Encontro RBBV 2016 que eu já postei aqui. Para saber mais, veja este post no site da RBBV Projeto #MoradorTurista.

#MoradorTurista no BlogDRV

Aqui no BlogDRV minha meta pessoal para 2017 é fazer mais passeios pela cidade e pelos arredores. Já tenho uma lista de ideias, alguns passeios já fiz, outros não, alguns eu tenho foto de 12 anos atrás quando cheguei aqui com câmera de meio mega pixel, outros nem tenho fotos para mostrar para vocês, então estou pensando em refazer, até para confirmar se continua do mesmo jeito. Resumindo, no dia 15 de cada mês vai ter post novo com a tag #MoradorTurista. E ao longo do mês você pode acompanhar as minhas postagens e de outros blogueiros procurando pela #MoradorTurista no Instagram, Twitter e Facebook.

Vamos ao que interessa?

Cinco coisas para fazer em Santos

Pedacinho de Santos vista de um navio de cruzeiro

5 coisas para fazer em Santos

Já fiz 2 posts sobre Santos que englobam algumas destas coisas. Que são as que eu costumo fazer com as pessoas que vem me visitar. Algumas outras deixei para posts específicos como Museus, Mirantes e Praias. Não é uma lista absoluta, verdade verdadeira, é a minha opinião e consultei alguns outros colegas sobre onde eles levam os parentes que vem conhecer a cidade ou onde eles costumam ir.

Aquário

Esta é uma visita para fazer com crianças, levei meus sobrinhos lá quando eles eram pequenos. Não é um super áquario como o de Seattle, ou como deve ser o que abriu no Rio, mas as crianças se divertem. Eu gostava muito de ver as focas e os pinguins que ficam em tanques mais abertos. Hoje, mudei minha mentalidade a respeito destas atrações que deixam animais presos. Nunca gostei muito de zoológico, porque já via os bichinhos cabisbaixos, mas não pensava o mesmo de peixes, agora já penso nisso para todos eles. Mesmo assim, é um passeio válido para fazer com crianças em Santos. Em dias chuvosos que não tem praia, pode ser uma boa. Link do Aquário.

Aquário de Santos

Aquário de Santos

Ônibus turístico

Já usei a linha Conheça Santos umas 3x e ela foi mudando ao longo dos anos. Agora até tem mais duas rotas passando pelos Morros e pela Zona Noroeste e pretendo testá-las em 2017. A rota principal dá uma volta geral pela cidade passando pelo Centro, praias e principais museus. É um daqueles ônibus turísticos que pode descer em um ponto, passear a pé no local e depois pegar o próximo ônibus. Antigamente podia descer em todos os pontos, mas da última vez que fiz, eram apenas alguns poucos pontos específicos. Por isso o melhor é consultar o site (Principal, Zona Noroeste e Morros) e até dar uma ligadinha para não se frustrar. O post abaixo tem fotos de quando fiz o passeio pela última vez.

Conheça Santos e o Bonde Turístico

Bonde

O passeio mais clássico, em diversos sentidos, é um passeio de bonde pelo centro histórico de Santos. É bonitinho, organizado e passa por diversos casarios e prédios históricos. Demorei para fazer, mas agora recomendo para todo mundo que vem para cá. Tem fotos no post que citei no item anterior. Veja o site do Bonde aqui.

Roteiro do Bonde
Fonte: https://egov1.santos.sp.gov.br/turismo/Inicio/Autenticar/Principal/bonde/

Passeio de Escuna

Fiz este passeio quando vim pela primeira vez para Santos durante o estágio inicial antes de ser transferida, láááá em 2005. Queria ver os prédios tortos de longe! Nesta época ainda tirava fotos em que aparecia em todas elas, então nem tenho muita coisa para colocar no blog, mas coloquei algumas poucas fotinhos no post que cito abaixo sobre Santos e São Vicente. A foto abaixo é um pouco mais recente, de quando meu pai foi com o meu sobrinho.

Passeio de Escuna em Santos

Passeio de Escuna em Santos

Santos e São Vicente

Jardins da Praia

Agora vou falar do que mais faço na cidade: andar nos jardins da praia. Acho que é o principal ponto de encontro e exercícios da cidade. Acho que podia ter um post específico dos jardins: correndo nos jardins da praia, andando de bike na ciclovia dos jardins da praia, tomando um coco nos jardins da praia, fazendo um lanche nos quiosques dos jardins da praia, assistindo o pôr do sol nos jardins da praia, tirando fotos das esculturas dos jardins da praia, etc… Acho que pode ser o tema de 2018 para posts mensais, um fotolog de todas estas atividades nos jardins.

Sobre os jardins da praia

No ano 2000, os jardins foram parar no Guinness Book como maior jardim de praia do mundo com 5.335m de comprimento e largura entre 45 e 50m, um total de 218.800 mil metros quadrados. Veja a reportagem aqui. Recomendo esta matéria do site Juicy Santos (que é o melhor site para saber o que está rolando na cidade, além de matérias atemporais como esta).

Veja abaixo algumas fotos que publiquei ao longo dos anos no meu Instagram (pessoal: @Carolmayr e do blog: @BlogDRV).

Santos #semfiltro

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

#amomorarnapraia

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

#Praia #Santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Tão lindas as árvores avermelhadas. #Santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Fotos de ontem. #santos #semfiltro

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Fotos de ontem… #santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Santos neste minuto, sem filtro.

Uma foto publicada por Dicas e Roteiros de Viagens (@blogdrv) em

Não precisa ficar só no jardim, dá para colocar o pé na areia também…

Mais uma caminhadinha na Orla de Santos #moradorturista

Uma foto publicada por Dicas e Roteiros de Viagens (@blogdrv) em

Esta foi do por do sol de ontem também… 😍 #Santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Caminhadinha com por do sol é tudo de bom. #amomorarnapraia

Uma foto publicada por Dicas e Roteiros de Viagens (@blogdrv) em

Já disse que #amomorarnapraia ? #Santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Ou ver o mesmo céu lindo, sem a vista da praia da varanda do meu apartamento. Com esta foto fecho o primeiro post do ano sobre Santos.

O céu tava tão lindo… Será que vai parar de chover? #Santos

Uma foto publicada por Carol May Rodrigues – BlogDRV (@carolmayr) em

Espero ter conseguido despertar a sua vontade de conhecer a cidade. Até o próximo post da série.

Acompanhe a hashtag #moradorturista nas principais redes sociais e descubra novos lugares com os nossos mais de 1000 blogueiros.

Se você não sabe pesquisar #hashtags, clique nos links abaixo:

6 comentários

  • Gustavo Woltmann

    É muito válida essa ideia de ser um morador turista, nem sempre conhecemos bem nossa própria cidade, sempre há novos lugares para visitar.

  • Oi Carol! Excelentes dicas. Eu não conheço Santos. Até irei em março, mas vai ser só uma passagem meteórica para embarcar em um navio. No entanto, gostei MUITO do passeio de bonde. Deve ser incrível. Sobre zoológicos e aquários tenho a mesma opinião que você… Eu sou bióloga marinha e “morro” só de imaginar os animais ali dentro. É muito triste…
    Parabéns pelo post, fiquei com muita vontade de conhecer sua cidade!
    Super beijo
    Carolina

    • Poxa, que pena que você passa correndo por aqui. Quando vier com mais tempo avisa que a gente toma um café ou um sorvete. Ou uma corridinha na praia ;-P Obrigada pelo elogio ao post!

  • Carol, eu nunca tinha visto foto desse jardim da praia, mas achei bem legal – clima de Rio de Janeiro!!! hahaha (ou eu vi foto mas não sabia onde era rs). Sou louca pra ir pra Santos e andar nesse bondinho aí!! Agita logo o encontro please!

  • Oi Carol! Ficou ótimo!
    Agora que “peguei” o espírito da coisa ahahah (sou devagar!!), vou incluir o meu!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *