O que fazer em um dia em Delft

Delft
Delft é uma cidade muito lindinha, passei poucas horas lá, mas acho que poderia ter ficado mais. Delft é famosa por suas cerâmicas com desenhos azuis e por ser a terra natal de Johannes Vermeer (que pintou A Moça do Brinco de Pérola). Mas eu diria que Delft é a cidade das feirinhas, passei por vários aglomerados de barraquinhas nas praças e nas margens dos canais.

Como cheguei

Fui de trem de Rotterdam para Delft, é muito pertinho, são apenas 20 minutos de trem. De Amsterdam para lá é quase 1 hora de trem e de Haia uns 15 minutos.

Onde fiquei

Eu queria visitar Rotterdam, Haia e Delft em 3 dias e 2 noites, optei por dormir uma noite em Rotterdam e uma em Haia, mas como todas são muitos próximas, qualquer uma pode servir de base. Para ver os lugares onde me hospedei veja os posts de Rotterdam e Haia, mas se quiser dormir em Delft, clique no link abaixo.

___________________________________________________________________
Faça sua reserva de hotel em Delft por este link e ajude o blog. Por ser um serviço que utilizamos com frequência, temos uma parceria com o Booking e a cada reserva realizada pelos nossos links ou pelo buscador da barra lateral você não paga nada a mais e ajuda a manter o blog.
___________________________________________________________________

 

O que fiz
O que fazer em 1 dia em Delft

Peguei um mapa na estação de trem e saí batendo perna pela cidade. Confesso que não pesquisei muito antes para ver o que tinha, sabia das cerâmicas e que tinha uma história de duas igrejas, uma nova e uma velha. Acabei fazendo o roteiro abaixo:

O clima estava louco como durante toda a minha estadia na Holanda e acabei não animando de fazer o passeio de barco, mas depois olhando as fotos e este barquinho fechado, até me arrependi.

delft-01

Algumas barraquinhas de cerâmicas e antiguidades na beira do canal.

delft-02

Reparem nas cerâmicas azuis.

delft-04

Esta é a torre que dá para subir, da Igreja Nova (Nieuwe Kerk) em frente a Prefeitura.

delft-05

Nieuwe Kerk ao fundo

 

Prefeitura de Delft

Ladinho da Prefeitura

delft-07

Estátua do Hugo Grotius

delft-08

Escultura parecendo um coração azul

delft-09

Discreto canalzinho na lateral da rua

delft-10

Mais uma feirinha

Encontrei também uns blogueiros brasileiros que eu adoro e que estavam passeando por lá: a Nat e o Fred do Sundaycooks.

delft-15

Natalie, eu e o Fred

Vamos às igrejas…

delft-new-church-00

Prefeitura, bicicletas, feirinha e a igreja nova

Nieuwe Kerk

Na igreja nova é onde são enterrados os membros da família real holandesa. O Hugo de Groot da foto da estátua que postei antes, também está enterrado lá, pois foi uma figura importante da cidade. Por dentro da Igreja Nova:

delft-new-church-0

delft-new-church-01

delft-new-church-02

Mausoléu do William de Orange

delft-new-church-03

Mausoléu do William de Orange

delft-new-church-04

Vista de cima da torre:

delft-new-church-05

Um dos grandes canais da cidade

delft-new-church-06

A Igreja Velha no centro da foto

delft-new-church-07

A prefeitura e a feirinha lá embaixo

delft-new-church-08

Maria van Jessekerk (igreja)

Oude Kerk

Na Igreja velha (Oude Kerk) tem mais um monte de gente enterrada, inclusive espalhados pelo chão, fiquei com medo de tropeçar ou torcer o pé em um dos relevos de caveira, mas acho que depois de entrar em 30 igrejas na Itália, eu já estava treinada. A figura mais ilustre enterrada lá é o pintor Vermeer que, inclusive, tem duas lápides, uma antiga e pequena e uma mais nova e em mais destaque.

Oude Kerk

Oude Kerk

delft-old-church-01

delft-old-church-02

Túmulos no chão

Lápide antiga do Vermeer

Lápide antiga do Vermeer

Lápide nova do Vermeer

Lápide nova do Vermeer

Prinsenhof Museum

Depois das igrejas, entrei no Prinsenhof Museum que estava com a exposição Vermeer Komt Thuis, com vários quadros do pintor. Este prédio é famoso porque foi onde o William de Orange foi assassinado. Além disso tem cerâmicas, quadros e uma parte com inovações tecnológicas de Delft.

Prinsenhof Museum

Prinsenhof Museum

Cerâmica Azul ou Delftware

Cerâmica Azul ou Delftware

O que comi

Estava procurando um lugar para fugir do frio e da chuva e vi uma placa: sopa do dia e sanduíche por 9 euros. Entrei e descobri o restaurante Leonidas Lunch-Tearoom. Eles também tinham uns salgados lindos que eu acho que vem no High Tea (descobri agora no site deles), na hora não sabia o que era, só vi em outras mesas. Eu pedi a sopa do dia e o sanduíche de 2 croquetes com um iced tea para acompanhar. Estava tudo uma delícia, veio muita comida e custou €12,50 com a bebida.

delft-comida

O que comprei

Várias lembrancinhas de porcelana com desenhos em azul

Dicas
  • Descobri um passe que é o Vermeer Combi Ticket que dá direito às duas igrejas, ao Museu Prinsenhof e ao Vermeer Centrum (com café e bolo), custa €21 (nov/2016), acho que vale a pena.

delft-tickets

Para continuar a leitura:

Veja também a nossa página-resumo da Holanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *