O que fazer em um dia em Den Bosch

den-bosch-01

Den Bosch é mais uma cidade que pode ser visitada em um bate-volta desde Amsterdam, pois fica a apenas 1h de trem. A parte central da cidade pode ser facilmente percorrida a pé, mas também tem um ônibus gratuito que passa pelos principais pontos como estação central e museus, clique aqui para saber mais.

den-bosch-02

O site da cidade é bem completo e este roteiro da Bosch Experience, tem várias coisas que fiz. Fui numa época muito legal, pois naquela semana tinha o dia do Rei e a comemoração dos 500 anos da morte do Jheronimus Bosch, artista mais ilustre da cidade. Os eventos ainda estão ocorrendo, olhe o site Bosch 500 para ver toda a programação. Para quem não conhece o pintor, tem várias fotos dos quadros e de detalhes dele ao longo do post. É muito louco!! Eu lembrava vagamente de algum dos quadros que acho que havia visto em Madri, alguns anos atrás. Depois de visitar Den Bosch, passei a admirar mais um artista holandês.

Caminhada pela cidade

Este dragão fica em frente a estação central de Den Bosch, ou melhor, ‘s-Hertogenbosch. Este é o nome oficial da cidade, alguns aplicativos ou GPS podem achar apenas este nome, é bom saber.

den-bosch-03

Dia do Rei

Como eu falei, a cidade estava se preparando para o Dia do Rei, então havia bandeiras e cartazes. Além de várias barracas e palcos sendo montados pelas praças da cidade.

den-bosch-04

den-bosch-05

Bosch 500

Outra coisa que enfeitava a cidade, eram as obras do Jheronimus Bosch. Adesivos, flâmulas, estátuas, miniaturas e tudo mais que você possa imaginar. A cidade está realmente vivenciando estes 500 anos do Bosch. Muito legal.

den-bosch-06

Praça principal – Markt

den-bosch-07

Estátua do Bosch com a casa onde ele morou e trabalhou ao fundo.

den-bosch-08

Prefeitura com as faixas comemorativas do Bosch 500

den-bosch-08a

Flâmulas nos postes e a prefeitura lá no fundo

A grande exposição com as obras originais o Bosch estava ocorrendo no Noordbrabants Museum, eles reuniram obras que estavam espalhadas pelo mundo todo. Apesar dos ingressos estarem esgotados no site, comprei tranquilamente no local. Esta exposição não podia ser fotografada.

Caso você queira fotografar e até mexer nas obras, o melhor lugar é o Jheronimus Bosch Art Center. O lugar é uma antiga igreja e está toda decorada com réplicas das obras. De cima da torre tem-se uma bonita vista da cidade.

Jheronimus Bosch Art Center

Jheronimus Bosch Art Center

den-bosch-10

Detalhes das obras do Jeroen Bosch

Trípticos do J Bosch

Trípticos famosos do Jeroen Bosch – embaixo é a obra mais famosa: Jardim das Delícias

den-bosch-12

Dentro do museu e pela cidade estavam espalhadas estas figuras inspiradas nas obras do Bosch

den-bosch-13

Preste atenção a este relógio, é bem diferente.

den-bosch-17

Vista de cima do Jheronimus Bosch Art Center

den-bosch-14

Está vendo escondida ali à esquerda uma das figuras?

Sint-Janskathedraal

Ou Catedral Basílica de São João Evangelista, é uma construção gótica muito grande e impressionante. Enquanto estive lá, havia um andaime montado para facilitar o acesso ao teto da catedral, para poder observar de perto as figuras inspiradas nas obras do Jheronimus Bosch. Infelizmente quando passei na frente, os ingressos estavam esgotados para aquele dia e não pude subir.

Mas entrei na igreja e vi uma exposição muito interessante sobre o Santo Sudário. Sempre achei uma história fascinante e tinha muitos detalhes lá. Vídeos, réplica, raio-x, réplica dos instrumentos que fizeram os ferimentos, tudo bem explicadinho.

den-bosch-15

den-bosch-16

den-bosch-18

A catedral à noite

Zwanenbroedershuis

Não entendi muito bem, mas fiz a visita guiada que estava recomendada no Top 10 da cidade. É a casa que abriga a Ilustríssima Irmandade da Nossa Senhora, o Zwan, vem da tradição dos membros honorários de comer cisne em alguma refeição. Estes membros eram chamados de irmãos cisnes. Não é imperdível, mas é interessante. Adivinha quem fez parte desta irmandade? Sim, o Jheronimus Bosch e alguns reis/rainhas e príncipes/princesas da Holanda. Não tirei muitas fotos, pois achei que nem era permitido, só perguntei no final da visita.

den-bosch-19

Zwanenbroedershuis

den-bosch-20

Zwanenbroedershuis

Outros prédios históricos para visitar

den-bosch-21

Neste prédio tem várias peças arqueológicas e um vídeo que conta a história da cidade

den-bosch-22

Centro de informações ao visitante e 1° prédio de tijolos da cidade

Mais fotos da cidade. Peguei chuva, vento, sol, chuva de gelo… Por isso cada foto está de um jeito.

den-bosch-18a

den-bosch-23

den-bosch-24

den-bosch-25

den-bosch-26

Lado mais moderno da cidade

den-bosch-27

Prédios que lembram velas estufadas de caravelas

den-bosch-28

Quase mudei o título do post para Jheronimus Bosch de tanto que falei dele no post.

E você? Ficou com vontade de visitar Den Bosch?

Para continuar a leitura:

Veja também a nossa página-resumo da Holanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.