Praia de Barra Velha e Fazenda Bom Jesus – 1° Dia na Ilha do Marajó

Marajo 00

Chegamos na Ilha do Marajó pelas 10h e já pegamos um táxi para a Praia de Barra Velha. Combinamos com o mesmo taxista para nos buscar às 13h, pois tínhamos o passeio à Fazenda Bom Jesus agendado para as 14h.

Praia de Barra Velha

A Praia de Barra Velha fica a alguns minutos do centrinho de Soure, chega-se normalmente de táxi ou moto-táxi e depois tem uma pequena trilha em uma passarela ou trapiche. A praia é bem bonita e diferente, com árvores com raízes bem exóticas. A estrutura é boa, tem vários restaurantes. O que incomodou um pouco foi a disputa de quem tocava a música mais alta… Almoçamos por lá mesmo e os preços foram bem atrativos.

Marajo 02

Marajo 03

Marajo 04

Marajo 05

Marajo 06

Marajo 07

Fazenda Bom Jesus

Reservei o passeio a Fazenda Bom Jesus quando cheguei em Belém. Eu estava meio desanimada por não conseguir fazer nada online, mas chegando lá me animei e resolvi ligar tanto para agendar o passeio guiado a Fazenda Bom Jesus quanto a São Jerônimo. As duas são fazendas com búfalos, mas com propostas bem diferentes. Neste post vou falar mais da Bom Jesus e no próximo post falo da São Jerônimo.

Combinei com o guia Jedilson (jediguia@hotmail.com) de nos encontrar às 14h no pier onde chega o barco. Depois rolou uma dúvida ser era a balsa ou o barco que eu tinha pego. Ele atrasou um pouco por causa da balsa e nos pediu mil desculpas. Fiquei preocupada por causa dos horários dos barcos de volta para Salvaterra, mas ele sabia todos os esquemas e disse que nos ajudava depois.

O passeio custa R$100 por pessoa e consiste numa caminhada pela Fazenda Bom Jesus. O Jedilson foi explicando sobre a fauna, a flora, os períodos de seca e chuva, foi muito elucidativo. Durante o percurso avistamos muitos cavalos e búfalos, além de alguns pássaros e capivaras. Não sei se foi sorte ou azar, mas não cruzamos com nenhum jacaré ou sucuri.

Na parte da fazenda onde tem a casa da dona e dos vaqueiros tem a criação de um tipo de quelônio da região, o muçuã, cuja carne é muito apreciada e corre risco de extinção.

Marajo 08

Marajo 09

Marajo 01

Marajo 10

Marajo 11

Marajo 12

Marajo 13

Marajo 14

Marajo 15

Marajo 16

Marajo 17

Marajo 18

Marajo 19

Marajo 20

Marajo 21

Marajo 22

Marajo 23

Marajo 24

Marajo 25

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.