Mirantes e Quila Quina – San Martin de los Andes

San Martin de los Andes 00No meu único dia em San Martin de los Andes fiquei em dúvida do que fazer já que a chuva não estava dando trégua. Poderia ir ao Cerro Chapelco esquiar ou apenas conhecer, mas confesso que me cansava só de pensar em esquiar novamente. Então resolvi ver o que tinha para fazer pela cidade com o limitante de que meu ônibus para Villa la Angostura saía às 18h. Conversando no hotel, me indicaram o Mirador Arrayan, que era mais longe e tinha uma boa vista da cidade, seriam uns 5km de subida por uma estrada. Confesso que trilhas em estradas não me agradam muito. Prefiro ficar sozinha no mato com bichos diversos do que caminhar na beira de estrada correndo o risco de ser atropelada. Me decidi por ir no píer me informar dos horários dos passeios de barco, já havia me informado em um ponto de informações turísticas que havia uns traslados a Quila Quina. Com chuva não era muito animador, mas assim como para Isla Victoria, melhor ter um tempinho contemplativo em um barco do que caminhar um dia inteiro na chuva. Então foi o que fiz, me informei dos horários dos traslados à Quila Quina:

  • Ida: 11h, 13h e 16h
  • Volta: 12h15, 15h15 e 17h15

Eram umas 10h da manhã, me decidi por ir ao mirador Bandurrias que era mais perto, voltar para almoçar e pegar o barco das 13h e voltar no das 15h15. Perguntei para a moça do píer se teria coisas para fazer por 4h em Quila Quina e ela achava que com chuva não valia a pena, 2h eram suficientes para fazer a trilha existente.

A trilha ao mirador Bandurrias é bem cheia de lama, mas curta e fácil. A moça do hotel não tinha recomendado por causa da lama, mas nem cheguei a me sujar. Acho que vale a pena, a vista da cidade e do lago é muito bonita.

San Martin de los Andes 01

Atravessando a ponte para chegar ao mirador Bandurrias

San Martin de los Andes 02

Só um pouco de lama, nem derrapei

San Martin de los Andes 03

Vista da cidade, do píer e do Lago Lácar

Como a trilha foi mais curta do que eu esperava e ainda não queria almoçar, voltei ao centro da cidade e tomei um taxi até o mirador Arrayán, como não tinha muita certeza de onde era e não queria enfrentar a estrada resolvi subir de taxi e descer caminhando e tirando fotos. Gastei uns 90 pesos para chegar lá e só se avistava a neblina. Mas o caminho da descida foi legal, apesar de ter umas comunidades que me deram um pouco de medo. Acho que é por causa das favelas em morros no Brasil…

San Martin de los Andes 04

Vista do Mirador Arrayán

San Martin de los Andes 05

Sozinha na estrada

San Martin de los Andes 06

A medida que fui descendo a cidade foi aparecendo

San Martin de los Andes 07

Quase já no final da estrada

San Martin de los Andes 08

Entroncamento nas margens do Lago Lácar

Peguei o barco que custou 250 pesos argentinos ida e volta, mais 100 pesos argentinos pela entrada ao Parque Nacional Lanín (ago/15). Quila Quina é uma praia no Lago Lácar, pode-se chegar de barco ou de carro. A navegação dura uns 30 minutos. Então tinha 1h45 para passear por lá. Existe uma trilha que pode ser feita em 1h a 1h15. Fiz esta trilha e depois ainda deu tempo de almoçar no restaurante que tem ao lado do píer. O lugar é muito bonito e deu vontade de voltar um dia lá com sol, coloquem Quila Quina no Google imagens para ter uma ideia.

San Martin de los Andes 09

Início da navegação

San Martin de los Andes 10

Trilha alagada em Quila Quina

San Martin de los Andes 11

Um pouco mais da trilha alagada

San Martin de los Andes 12

Imagina esta praia com sol

San Martin de los Andes 13

Tem uma escola na trilha

San Martin de los Andes 14

De vez em quando a neblina diminuía e dava para ver um pouco dos arredores

San Martin de los Andes 15

Mais uma praia

San Martin de los Andes 16

Meu maior medo foi ser atacada pelos Quero-quero com ninhos na areia

San Martin de los Andes 17

Cavalos por todos os lados também

San Martin de los Andes 18

Achei muito lindo mesmo

San Martin de los Andes 19

Outra praia

San Martin de los Andes 20

Arroyo Grande

San Martin de los Andes 21

San Martin de los Andes 22

San Martin de los Andes 23

San Martin de los Andes 24

San Martin de los Andes 25

San Martin de los Andes 26

Voltando ao píer

SMA Comida 01

Sanduíche de milanesa do bar do píer: gigante!

SMA Comida 02

Enorme mesmo e com duas milanesas

San Martin de los Andes 27

Voltando a San Martín de los Andes

  • Existem a opção de excursão a Hua Hum que é mais longe que Quila Quina, porém é das 12h às 19h, como o meu ônibus era as 18h, não pude fazer. Dependendo da época do ano só sai as terça, quintas e domingos.
  • Para conhecer a cidade e os arredores existe um ônibus de dois andares que sai as 16h30 e custa $150. O passeio tem a duração aproximada de 1h30. Sai da praça principal, até pensei em fazer no primeiro dia, mas preferi ficar caminhando a esmo.
  • Faz parte do Roteiro de San Martin de los Andes e Roteiro pelo norte da Patagônia Argentina.

3 comentários

  • Acabei caindo aqui procurando o nome do Mirador Bandurrias pra escrever sobre a minha viagem a San Martin e, claro, aproveitei pra ler!

    Sua viagem foi linda! Mas nessa época a chuva pega mesmo… e me pegou também, mas dei sorte nos dois primeiros dias. San Martin me encantou… e muito mais que a conhecidíssima Bariloche!

    Um beijo! Ótimo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.