Ilha do Farol e um passeio por Faro

Existem diversas praias que podem ser visitadas, eu escolhi a Praia do Farol e a Praia Deserta por indicações em blogs (minhas inspirações estão neste post) e do pessoal do B&B. Por uma questão de horários de ida e volta dos barcos para as duas ilhas (Barreta e Culatra), decidi no primeiro dia ir na Praia do Farol (Ilha de Culatra) e no segundo, que seria o dia de ir embora, ir para a Praia Deserta (Ilha de Barreta). Os dois barcos saem do mesmo lugar, para a Ilha do Farol custou 5 euros ida e volta (ago/14). Tem também a opção da Praia de Faro que fica na Península do Ancão e dá para chegar por via terrestre, mas me disseram que não é tão bonita quanto as outras. Veja mais informações da região neste link, tem as praias, transportes e horários dos barcos.

Faro

Faro vista do barco que vai para a Ilha do Farol

Achei muito legal que não tem carro na Ilha, mas tem vários moradores. Achei as casas e os jardins muito diferentes e, de certa forma, fofos. Os donos do hostel tem casa lá e vão para lá nas folgas, descansar “longe” da cidade. Me pareceu ser um lugar bem calmo.

Ilha do Farol

A caminho da praia na Ilha do Farol

Segui algumas placas e algumas pessoas até uma das praias. Pelo que vi tem duas principais viradas para o oceano. A mais perto do Farol tem uma lanchonete e ducha. A outra mais afastada tem guarda-sóis para alugar, mas não vi lugar para lanche. A maioria das pessoas, leva tudo no barco, cadeira, guarda-sol, isopor, etc. Quando cheguei, tinha uma neblina muito forte nesta parte virada para o oceano, então resolvi caminhar um pouco pela ilha, ir em direção ao outro farol e caminhar pelas casinhas esperando o sol aparecer, como se diz no Rio Grande do Sul: Cerração baixa, sol que racha. E foi assim mesmo. Dei uma volta, depois parei na praia perto do farol, tomei sol, fiz um lanchinho e depois voltei para a cidade. Veja nas fotos um pouco desta ilha.

Faro 02

Um “pouco” de neblina

Faro 03

Outras prainhas

Faro 04

Mais um farol

Faro 05

“Ruas”

Faro 06

Mais uma praia

Faro 07

Praia em frente ao Farol

Faro 08

Praia em frente ao Farol

Faro 09

Cor da água

Faro 10

Voltando pro píer

Faro 11

Molecada se jogando do píer

Faro 12

Este é o píer do lado da Ilha do Farol, quando cheguei estava só neblina.

Faro 13

Voltando para Faro tem-se esta vista do Castelo e da cidade murada

Faro 14

Chegando no píer de Faro

Depois de voltar da ilha e tomar um banho no B&B para repor as energias, dei uma volta pela cidade. No dia que cheguei, peguei um mapinha com o pessoal do B&B com as principais atrações. Não estava muito a fim de entrar em museu, apesar de recomendarem o Museu Arqueológico, então fui em duas igrejas. Não costumo muito entrar em igrejas, mas as duas tinham coisas diferentes: na Igreja da Sé (Catedral) dá para subir num mirante e ter uma vista da cidade e na Igreja do Carmo tem uma Capela dos Ossos. Veja abaixo no mapa a localização destas duas igrejas. Gastei no total 5 euros para entrar nas duas (ago/14).

Faro 15

Vista de cima da Catedral

Faro 16

Vista de cima da Catedral

Faro 17

Vista de cima da Catedral

Faro 18

Uma das portas da cidade antiga

Faro 19

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Faro 20

Capela dos Ossos no fundo da Igreja do Carmo

Teto da Capela dos Ossos

Teto da Capela dos Ossos

Detalhe da Capela dos Ossos de Faro

Detalhe da Capela dos Ossos de Faro

Faro 23

Voltando para a cidade antiga

Faro 24

A rodoviária e a estação de trem ficam atrás daquele prédio branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.