Roteiro de Tavira

Começo os posts de Portugal com Tavira!! Esta cidade fica no Algarve e bem perto da Espanha. Achei encantadora. Primeiro pensei, não tem nada aqui, parece uma vilinha de pescadores, mas fui caminhando e achando tão tranquila, no fim me cativou. Riozinho, pontezinhas, casinhas branquinhas, igrejas pequenas, sem prédios altos ou imponentes. Acho que saí da exuberante Andaluzia meio zonza de tanta informação e riqueza de detalhes que gostei da pacata Tavira. Estava já num ritmo mais calmo, pois meus pés doíam mais a cada passo, então economizei nas caminhadas e abusei das contemplações.
Tavira

Tavira

Como Cheguei

Esta viagem começou de uma maneira estranha. Comprei a passagem na internet, no site da Alsa. As cores da empresa são azul e vermelho e dizia que a linha era Málaga-Porto (eu ia usar o trecho Sevilha-Tavira). Comprei da Estación Prado que era perto do meu hotel e dava para ir a pé, a estação principal (Plaza de Armas) era bem longe. Só que para variar, não tinha guichê desta empresa, fui na informações e perguntei se ele sabia qual era a plataforma, o moço disse que Portugal era na plataforma 2. Ok, fiquei lá esperando, acho que cheguei 1h antes. Vai e vem de ônibus para tudo que é lugar da Espanha, de todas as empresas, menos a tal da Alsa. Quando faltava uns 15 minutos para o meu horário, parou um ônibus amarelo, com algo escrito do lado que não era Alsa e com a placa Lisboa. Fiquei quieta, só olhando e agora cuidando as outras plataformas. Quando faltavam uns 5 minutos, resolvi perguntar para o motorista. Ele arrancou a passagem da minha mão, resmungou para eu colocar a mala do outro lado (acho que um lado era para Faro e outro para Tavira, pelo que entendi depois) e me mandou subir. Dali o ônibus passou ainda na Plaza de Armas, onde ele avisou que seria a única parada para banheiro, mas que era para ir rápido, nem arrisquei. De resto a viagem foi tranquila, cheguei direitinho em Tavira. Tem a empresa Damas que também faz o trajeto, comprei na Alsa porque achei o site mais amigável.

Onde fiquei

No Guesthouse Imperial, reservado pelo Booking. A localização é ótima, bem em frente ao calçadão, no meio do caminho entre a rodoviária e o ferry para a praia. Podia sentar nos bancos do calçadão e usar o wifi de lá. O quarto é bem espaçoso, bem conservado e limpinho. O café da manhã não estava incluído na minha diária, dei uma olhada e achei que valia a pena pagar a parte (7 euros), tinha uma variedade boa de coisas. Os donos são muito queridos, apesar de não terem entendido um e-mail que mandei, me responderam de um jeito meio atravessado, mas ao vivo foi outra coisa, muito queridos. Me explicaram e ajudaram a escolher o restante dos meus meios de transporte pelo Algarve, já que eu não tinha nada reservado.

 

 

 

Adorei a decoração do quarto!

 

Tinha cortina, mas até que era espaçoso

O que fiz

Praia de Tavira e passeio pela cidade, veja aqui o post.

O que comi

Assim como chego na Espanha e já procuro presunto crú, cheguei em Portugal já procurando bacalhau. Quase não comi no Algarve, já que pelo que percebi nas pesquisas, o preço é bem mais salgado que em Lisboa, optei pelos peixes mais baratos e abundantes nos cardápios como sardinha e corvina. Geralmente pergunto para o garçom que peixe que é típico ou que está mais fresco, se ele não recomendar o mais caro do cardápio, pode ser uma boa. Uma coisa que observei em todos os cardápios de Tavira (e de quase todo Algarve depois) era um tal de frango piri piri. Perguntei o que era e resolvi experimentar, é um frango assado ou grelhado com pimenta, a tal da piri piri. É um molhinho pronto, até pensei em comprar para trazer, mas esqueci. Saborosa e não muito forte. Opção tão baratinha quanto comer sardinha frita.

 

Corvina acebolada

 

Jarra de vinho branco geladinho

 

Sorvete caseiro

 

Frango Piri Piri

O que comprei

Comprei souvenires num mercado no final do calçadão em direção ao ferry que vai para a praia. Várias lojinhas com diversos artigos do Algarve.

Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.