El Escorial – Bate-volta de Madri

O Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial é uma construção histórica belíssima na Espanha e pertinho de Madri, um perfeito bate-volta. Fiquei um pouco curiosa sobre o lugar que é um grande complexo com castelo, basílica e mosteiro. Estranhamente, não é dos lugares mais visitados e citados como Toledo, Segóvia, Salamanca ou Ávila. A Patricia do Turomaquia citou alguma coisa num chat de viagem, a Dani do Feriado Pessoal fez um post, mas não chegou a entrar, só passeou pela cidade e assim ia, ninguém disse “não perca”. Mas algo me instigou, resolvi visitar e não me arrependo. Ele é muito fotogênico, pena que não pode tirar foto no interior. A cidade em volta é uma gracinha também, com o mesmo tipo de arquitetura.
El Escorial
Só para mostrar que Ávila e Segóvia ficam mais longe de Madri. 😉


Como cheguei

Peguei um trem Cercanias na estação de Atocha. Comprei ida e volta ($6,40 em jun/2011) nas máquinas automáticas, no horário que fui, tinha de hora em hora. Perdi o das 9h30 e peguei o das 10h30.
Chegando lá fiquei meio perdida, não tinha mapa nem ponto de informações turísticas, mas segui o fluxo de pessoas que desceram do trem e descobri um ônibus por $1, vale a pena, pois foram uns 10 min e tinha uma boa subida.

 

Tickets do trem e da entrada

 

Como eu disse, não são permitidas fotos internas. Mas tirei dezenas externas, é tudo muito bonito e o céu estava ajudando! Na entrada aluguei um audioguia, fui escutando e aprendendo sobre a história do lugar. Muito legal, são muitas salas, histórias e obras de arte. Fiz todo o passeio calmamente ouvindo todo o audioguia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almocei pelas redondezas, saí andando a esmo pelas ruazinhas lindinhas. Foi um menu (pão, primeiro prato, segundo prato e vinho) reforçado como sempre  na Espanha.

 

Voltei no trem das 16h30, pois tinha programação para a noite, o Tablao Flamenco Cardamomo, vi a dica no Sundaycooks. Com a entrada ganhei uma sangria e um tostadito. O show é muito legal, bem intenso e você fica bem perto dos artistas.

 

Dicas
  • Assim como várias outras atrações que visitei na Espanha, este lugar é um patrimônio histórico mundial, veja mais informações no site da Unesco.

Veja também

 

___________________________________________________________________
Se você estiver procurando um tour desde Madri para El Escorial pode comprar por este link e ajudar o blog. Temos uma parceria com o Ticketbar e a cada reserva realizada pelos nossos links você ajuda a manter o blog.
___________________________________________________________________

13 comentários

  • Suzana Ap. de Oliveira

    Eu amei, fui três vezes, e se um dia eu for na Espanha novamente, quero ir lá de novo

  • José Milton Ferreira

    Saibam que o Palácio mosteiro de El Escorial foi construído sob uma promessa do rei Filipe II (1563-1584).
    Quando da Batalha de S. Quintino (1557), a artilharia espanhola destruiu uma pequena igreja dedicada a S. Lourenço, católico fanático que era o rei, assim que soube da notícia, prometeu à este santo que erguiria outra tão grande quanto possível, após a guerra. Dai a construção ter o formato de uma grelha a lembrar o suplício do santo

  • Olá, boa noite
    Meu nome é Helen e irei para Madrid em abril.
    Acha possível fazer Escorial na parte da manhã e Aranjuez pela tarde?Por conta própria e de trem ou ônibus?
    Como faria com o transporte entre Escorial e Aranjuez. Pensei em almoçar no Rodrigo de la calle em Aranjuez( que tem uma estrela Michelan) mas não sei se o preço é viável e se fica próximo ao palácio

  • Eduardo Falabella

    Muito bom o post!! Tá ai mais um lugar para conhecer!!

  • Na minha opinião, se tiver somente 1 dia para um bate-volta de Madri, prefira Toledo……maravilhoso !!!

  • Carol, já fui 2 vezes pra Madri e ainda não consegui visitar o El Escorial! Agora quero voltar pra lá só pra fazer esse bate-volta e tb Ávila e Segóvia. Já sou louca pra conhecer desde que comprei um guia da Espanha (na 1a viagem pra lá) + de 10 anos atrás!! Somando as 2 viagens, fiquei uns 10 dias em Madri, mas a prioridade de bate-volta era Toledo e tb a 2a vez fui mais para visitar amigos e não turistar rs. Mas eu ainda volto!

    • Ficou 10 dias lá e não foi no El Escorial? rs
      Fiquei uma semana e fui para El Escorial, Toledo e Segóvia! Deixei Ávila para quando fizer um intercâmbio em Salamanca, achei meio longe para ir em 1 dia desde Madri. Mas vá sim, é bem lindinho!!

    • hahaha na 1a vez fiquei 3 dias e nem deu para o básico da cidade + toledo. ai na 2a vez, fiquei 1 semana mas estava la para visitar um amigo e não turistar então visitava tipo 1 museu ou atração por dia e a principal programação era noturna rs fiz um bate-volta pra Aranjuez que é lindo tb mas escorial, avila e segovia ficaram faltando…

  • Oi, Carol.

    Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *