Dica Extra de El Calafate – Laguna Nimez e Centro de Interpretação Histórica

Este post é sobre duas coisas que você pode fazer em El Calafate se tiver um tempinho sobrando. Não precisa reservar e nem separar um dia especial para isso, não são coisas imperdíveis, do tipo “tem que fazer”.
Voltei do Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno e ainda era dia claro. Pensei: o que fazer? Ficar no hotel descansando, passear no mini-centro e gastar mais dinheiro fazendo compras ou aproveitar e conhecer mais um pouco das redondezas? Que dúvida cruel, apesar de bem cansada, pois caminhar com os grampões e correr pelas passarelas dos mirantes do Perito Moreno não foi fácil, resolvi caminhar mais um pouco. Olhei no mapa, depois perguntei na portaria do Hostal se era perigoso ou se eles tinham alguma recomendação. Eles recomendaram visitar o Glaciarium, mas já era tarde para este museu que fica meio longe e para este eu já tinha reservado uma tarde, então segui a minha carta na manga e resolvi visitar a Reserva Municipal Laguna Nimez.

 

 

A – Hostal Amancay
B – Resreva Municipal Laguna Nimez
C – Centro de Interpretação Histórica El Calafate

Esta reserva é um local para observação de pássaros. Existe uma trilha demarcada em volta da laguna, com vários cartazes explicando o tipo de fauna e flora que pode ser observada. Eu confesso que não tenho muita paciência para ficar parando e procurando passarinho, então fui caminhando e tirando foto das plaquinhas e das paisagens. Algumas vezes encontrei umas aves grandes no meio da trilha com cara de que queriam avançar em mim, desviei por onde dava… De fato, existem centenas de aves, mas a minha miopia não me permitia identificá-las mesmo com as plaquinhas, categorizava no máximo em passarinhos, patos, corujas, gaviões e flamingos!

 

Foi um passeio bonito e tranquilo, tinham bem poucas pessoas por lá. Acho que só vi adolescentes locais (alguns fumando maconha…) e um turista com jeito de quem gosta de fotografar pássaros (não é o meu caso, na época só tinha uma lente 18-55mm que não permite estes detalhes).
Explicação do Calafate

 

Exemplo das placas, só de patos deviam ter umas 5 placas tipo esta!

 

Um bichinho na trilha não me deixou ver esta placa bem de perto…

 

 

 

 

 

 

Na margem da Laguna oposta à entrada da Reserva, encontra-se a uma “praia” na beira do Lago Argentino.
A mudança de cor no lago é impressionante!

 

Um lindo dia de sol em fevereiro e ninguém na praia!

Depois de pegar uma praia, hora de voltar à trilha…

Veja quantos pássaros no caminho… Medo…

 

 

 

 

 

Perto da entrada da reserva, tinham algumas placas apontando para um “Museo” e tinha a foto de um dinossauro, como as distancias indicadas eram pequenas, resolvi seguir estas placas após sair da reserva. Cheguei no Centro de Interpretação Histórica El Calafate nem sabia da existência ou havia ignorado nas minhas pesquisas. Perguntei quanto custava e que horas fechavam, ainda faltava 1h aproximadamente para fechar e resolvi pagar para ver. É um museu simples, mas bem bonitinho que explica a história da região na linha do tempo da história do mundo. Mostra o tipo de dinossauros que viveram por lá e coisas assim. Em fevereiro de 2012 a Reserva Laguna Nimez custava $25 e o Centro Calafate $40.

 

 

 

 

Faz parte dos roteiros:

 

Veja também:

6 comentários

  • Boas dicas e lindas fotos.
    Gostei !!
    Abraço
    Jodrian

  • Está ótimo esse post Carol! Estamos quase em Calafate, vou lembrar de você com certeza!
    Beijos

    • Que legal!! Já viram os outros posts de lá? Vão passar em El Chalten também né? Beijos

    • Ainda não mas vou consultar com certeza! Acho que vamos pular Chalten dessa vez. Já fomos da outra vez que estivemos na Patagônia e foi melhor que Calafate. Mas dessa vez encontraremos meus sogros que estão com saudades e querem ver a gente. Estamos buscando programinhas light e a laguna nimez caiu bem! tinha esquecido dela! Chalten não é prá eles! rsrsrs. Mas continue a série que sempre que der eu aporto por aqui!
      Beijos, Marina

    • Ah, se vocês já conhecem El Chaltén então estão perdoados! kkkkk Entendi agora que vocês estão procurando um programinha light, tem o próximo post também, com Cerro Frías e o Glaciarium. Bem tranquilos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *