Acertos finais – Espanha

Não tinha mais comentado sobre a viagem à Espanha não é? Mas hoje “floodei” novamente a minha TL com dúvidas e opções (para quem não entendeu quer dizer que enviei muitos tweets sobre o assunto). E várias queridas @’s me ajudaram com as dúvidas. Bom, vamos lá, em que pé estão as coisas.

Hospedagem

Continuo com as mesmas reservas da última vez (decidi pelo Lloret mesmo em Barcelona), porém tive algumas dúvidas nos últimos dias, pois lendo mais alguns posts de outros blogs, surgiam opções muito interessantes, como estas do Achados, sendo que o que eu gostei ainda foi super-recomendado no Turomaquia. Olhei, olhei, pensei, pensei, simulei datas e tarifas, mas mantive o Lloret.
E uma outra dúvida surgiu em um e-mail que recebi do Booking com promoções em Madri. Uma delas era no Hostal Gala Madrid descrito como fabuloso no Booking! Bem lindinho, bem localizado e com preço amigável, porém apesar de amigável era 50% mais caro que o que eu havia reservado (de $40 para $60). Reservei (pois só havia um quarto disponível para o meu período) e depois de uma semana, cancelei. Estes 50%, são 100 euros no total, que pagam todas as entradas de atrações de Madri.

Em Valencia e Barajas não olhei mais nada.
Deslocamentos

Comprei a passagem de trem de Valencia para Barcelona pelo Atrápalo. Que foi uma das opções encontradas naqueles posts sobre a dificuldade de compra no site da Renfe. Como a passagem para o horário que eu queria já não tinha mais com desconto no site da Renfe, acho que valeu a pena. Isso me pareceu um indício de que este trem pode lotar, pois mais de um mês antes já haviam esgotado os assentos com desconto.
Renfe: 1 x 43€ (tasas incluidas) 43€
Gastos de gestión: 1 x 13€       13€
DESCUENTO APLICADO:     -6€
Precio total                               50€
Cuenca não aparece nas pesquisas do Atrapalo nem dos outros sites. Apenas no Rumbo que tem o mesmo problema do site da Renfe. Continuo tentando comprar os trechos Madri-Cuenca e Cuenca-Valencia. Porém meus cartões Visa e Master do BB não são aceitos, tentei em dias variados, horários diversos, liguei para a Central e nada. Vou continuar tentando, pois a diferença de preços é grande, praticamente aqueles 60% se comprados com até 15 dias de antecedência.
Atrações

Comprei uma entrada para um show em Madri: Tablao Flamenco Cardamomo, paguei $15 também no Atrapalo, o preço varia com o dia da semana. O horário do show é bem bom: 21h, acho que não atrapalha nenhum bate-volta ou ida a museus. Peguei esta dica no Sundaycooks que parece ter pego com a Patricia do Turomaquia.
Cogitei comprar uma entrada para o Cirque du Soleil em Valencia, o espetáculo Corteo está rodando a Espanha, ele está em Madri no momento (a Liana do Ela é America… conferiu), mas a temporada termina uns dias antes de eu chegar na cidade. De lá vai para Valencia, porém os horários não são muito compatíveis com a minha rápida passagem pela cidade. E fui recomendada a aproveitar a noite de Valencia. É meu único sábado aproveitável na Espanha!!
Quanto às touradas, cheguei a olhar hoje, mas ainda não tem nada a venda para os dias que estarei em Madri. Também não sei muito se quero ir, sou bem contra, mas gosto de conhecer as coisas típicas de cada lugar que visito. Comi até porquinho da índia no Peru. Pelo que vi elas acontecem meio cedo e podem atrapalhar alguns dos meus rolês, melhor deixar para ver na hora. Se conhecer alguma galera que anima, posso ir junto…
Outra coisa que eu gosto e que por uma semana vou perder é o GP de Fórmula 1 de Valencia, estarei na cidade no fim de semana anterior. Adiantava mudar a ordem das cidades? Não, no dia do GP embarco de volta para o Brasil.
E outra coisa que perdi por algumas semanas foram os campeonatos de futebol. Não gosto muito, porém deve ser bem emocionante ver o Real Madrid ou o Barcelona jogarem.
Programação diária

Serão 5 dias em Madri, 6 em Barcelona, 1 em Cuenca e 1 em Valencia.
Os dias em Madri estão divididos assim:
– 2 dias para conhecer os museus, igrejas, templos e afins, num roteiro parecido com este do Turomaquia.
– 1 dia em El Escorial, 1 dia em Segóvia e 1 dia em Toledo. Com todos os começos de noite para passear em Madri, pois acho que ainda consigo aproveitar parques e praças até o sol se por. Sim, tem muitas opções de bate-volta, como você pode ver aqui e aqui, mas já me decidi! Vou em Ávila quando for para Salamanca e vou para Salamanca com mais tempo.
Os dias em Barcelona estão divididos assim:
– 3 dias para a cidade com o seguinte foco: 1 dia para Gaudí, 1 dia para Montjuïc e arredores, 1 dia para Barri Gòtic e arredores. Num roteiro mais ou menos, como os 3 primeiros dias deste do Achados. Este roteirinho do 4 Cantos do Mundo para Ciutat Vella também está ótimo, contempla acho que quase todas as atrações que eu pretendo visitar, como tenho um dia, vou entrar em alguns lugares.
– Meio que continuando o roteiro do Achados, que no quarto dia sugere algumas praias, vou tentar conhecer alguma praia de Barcelona e Sitges (várias pessoas recomendaram e não achei nenhum post, acho que é um nicho de mercado de blogs ou é uma fria!) que é perto (30min), nos outros 2 dias Montserrat e Figueres (ou algum tour Dali com mais alguma cidade por onde ele passou, depende do preço, na internet achei meio caro, tipo $60-$70).
Ainda não defini a ordem das coisas em cada cidade. O ideal é intercalar bate-volta com passeios pela cidade para não enjoar, mas depende se vou comprar algum passe de desconto, que normalmente são para dias consecutivos, e o que abre ou fecha em cada dia. Preciso fazer estas estimativas de custo, para Madri parece que o Abono Paseo del Arte vale mais a pena que o Madri Card que é bem carinho. Já para Barcelona que tem atrações bem carinhas, parece que o Barcelona Card de 3 dias por aproximadamente $30 pode ser uma boa, ele deixa 3 atrações que eu quero entrar free, dá desconto de 20% em outras 3, além de desconto de $2 na Sagrada Familia e no Teleférico, e o metrô também fica free. Mas como eu disse, só fazendo uma estimativa de custo para acertar. Tenho ainda alguns dias para confirmar isso!
Seguro

Já fiz o seguro do Visa Platinum, escolhi em espanhol no site, imprimi também o Guia de Benefícios para tirar eventuais dúvidas.
Considerações Finais
Como você pode ver o checklist está quase completo. Já posso viajar tranquila com tudo do jeito que está, mas como sou detalhista prefiro acertar mais umas coisinhas antes (marcar algumas visitas guiadas a museus como a Natalie e a Patricia sugeriram). O próximo post sobre a Espanha será na volta. Para entrar no clima de Europa, os próximos posts serão sobre a viagem do ano passado, começando com o roteiro do dia em Bruges e depois o dia-a-dia em Viena (estou devendo estes com quase um ano de atraso!!).