Neuschwanstein e Hohenschwangau

Ludwig II da Baviera foi uma figura incomum, que viveu reclusa e morreu em circunstâncias estranhas. Esta sua aura de mistério, bem como sua obsessão com a construção de castelos, lhe valeu o apelido Märchenkönig, o rei de contos de fadas. Apesar, ou talvez por causa de sua excentricidade, ele legou à Alemanha, e ao mundo, alguns dos mais belos edifícios já construídos.

Ludwid II aos 20 anos,
pintura de Ferdinand Piloty, 1865.
Fonte: Wikipedia.


Ao subir ao trono, com apenas 18 anos, Ludwig estava mais interessado em arte do que em política. Ele gastou sua fortuna pessoal (e contraiu muitas dívidas!) erigindo prédios magníficos, como o Schloss Neuschwanstein. Grande admirador de Richard Wagner, Ludwig foi seu mecenas. As obras do compositor serviriam de inspiração para seus castelos.

Se você decidir descobrir por si mesmo a “herança” deixada por Ludwig, existem três alternativas: os castelos de Linderhof, Herrenchiemsee e Neuschwanstein.

Visualizar Roteiro em Hohenschwangau em um mapa maior

Uma visita ao Neuschwanstein é um excelente bate-volta a partir de Munique.

Neuschwanstein
Schloss Neuschwanstein

O Schloss Neuschwanstein fica nos arredores da vila de Hohenschwangau, próximo de Füssen, no sudoeste da Baviera. A partir de Munique, a viagem de trem até Füssen leva cerca de 2 horas e a paisagem já vale o bilhete. De quebra, pode-se conhecer um segundo castelo, o Schloss Hohenschwangau.

Schloss Hohenschwangau

Hohenschwangau também consta na biografia de Ludwig, que cresceu neste castelo. Ele foi construído por seu pai, o rei Maximilian II da Baviera.

Schloss Neuschwanstein

Os tickets para se conhecer os dois castelos estão à venda no Ticketcenter, na vila de Hohenschwangau. Atente para dois detalhes muito importantes: só se pode entrar nos castelos em visitas guiadas e, portanto, os grupos têm horários definidos. A dica é sair de Munique cedo, com bastante tempo para curtir o visual, os castelos e Füssen, que é muito fofa.

Schloss Neuschwanstein

A subida até o castelo Neuschwanstein pode ser feita de duas formas: de charrete (6,00 euros), ou através de uma caminhada de cerca de meia hora. Lembre-se de comprar os tickets antes de subir.

Detalhe da fachada do Neuschwanstein:
São Jorge, matando o dragão.

Esta região da Alemanha é belíssima, com lagos (Alpsee e Schwansee), vales e montanhas. É difícil decidir o que é mais bonito, se o cenário espetacular, ou  o castelo de contos de fadas.

Vista do vale

A Marienbrücke, uma pontezinha que recebeu este nome em homenagem à mãe de Ludwig, Maria da Prússia, oferece uma visão estonteante do Neuschwanstein.

Marienbrücke

 

Schloss Neuschwanstein visto da Marienbrücke.

Mais detalhes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luís_II_da_Baviera
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Hohenschwangau
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Neuschwanstein

Como chegamos
Fomos de trem (DB) até Füssen e, então, tomamos um ônibus até Hohenschwangau.

Onde ficamos
Em Munique.

11 comentários

  • Adorei!! Estarei lá em poucos dias, em abril!! Adoro castelos e este me encanta!!
    Parabéns pelo site e pelo post!
    Abs.
    Liliane Pestana

  • Olá, Bruna!
    É bom saber que o blog é útil1 😉 Obrigada!
    Não vejo problemas em visitar o Neuschwanstein em outubro. As temperaturas estão começando a cair, mas os cenários de outono são lindos também. Eu adoro! =)
    Beijos,

  • Oi Fabiola!!
    Seu blog esta me ajudando bastante a organizar minha proxima viagem a Austria, Suica e Alemanha.
    Acabei de incluir a visita ao castelo de Neuschwanstein no meu roteiro.
    Mesmo sendo no final de outubro, acho que vale o passeio, ne?

  • Olá, Marcelo!
    Pelo que me lembro a visita guiada pelo castelo leva menos de uma hora, mas, se você deixar para comprar o ticket ao chegar, vai ter de se encaixar no próximo horário disponível. Uma opção é comprar online, o problema é que você vai ter de estar lá obrigatoriamente no horário. É melhor você avaliar qual a melhor alternativa no seu caso.
    Abraços e bom passeio!

  • Olá, planejo visitar em breve Neuschwanstein, sairia de munique de carro e iria até o vilarejo para visitar o castelo e depois seguiria para outro local, quanto tempo em média para a visita a Neuschwanstein? 3 horas? obrigado

  • Olá, Elis!
    Fico feliz em ter ajudado! =)
    O site Viaje na Viagem é mesmo ótimo! Parada obrigatória para viajantes brasileiros… =)
    Infelizmente, tanto o Deutsches Museum, quanto o Residenz vão estar fechados no dia 08/03, o que é uma pena! Entretanto, guardadas as devidas proporções, o Carnaval parece ser bem animado em Munique! Com sorte, você vai ver um desfile de blocos, ou algo semelhante. Dê uma passeada pelo Viktualienmarkt, parece que é lá que as "coisas acontecem" no Faschingsdienstag (Terça de Carnaval). Não deixe de voltar para nos contar como foi!
    Abraços

  • Olá, Fabíola!

    Caramba, que perfeito esse passo-a-passo que vc indicou. Já adiantei bastante coisa via net: compramos o Bayern Ticket de Munique para Fussen, reservamos uma diária no Hotel Schwangauer que fica em Schwangau e reservamos os Tikets para os 2 castelos.Preferimos dormir em Fussen para ter mais tempo para curtir os castelos e a cidade. Estou contando os dias para essa viagem!!!
    Chegaremos em Munique dia 08 de março, será uma terça-feira de carnaval, encontraremos algo aberto na cidade, como o museu alemão? Seguiremos a noite para Fussen.
    Obrigada pelas excelentes dicas!
    Abraços!
    Elis

  • Olá, Elis!
    Que bom que você gostou do blog! =)
    Os trens de Munique a Füssen são, praticamente, de hora em hora. Como os horários dos trens podem mudar, é melhor você conferir no site da DB: http://www.bahn.de/i/view/DEU/en/index.shtml.
    Quanto aos preços, existem passes de um dia (para uma única pessoa, ou mais viajantes) que você pode usar. Na Bavaria, o passe é o Bayern Ticket. Para mais detalhes e preços: http://www.bahn.com/i/view/GBR/en/prices/germany/laender-ticket.shtml.
    Para horários e preços de visitação dos castelos: http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/admiss.htm.
    No site Viaje na Viagem, existe um excelente passo-a-passo para ir até Neuschwanstein: http://www.viajenaviagem.com/2010/12/passo-a-passo-como-ir-de-munique-ao-castelo-de-neuschwanstein.
    A região é espetacular e os castelos são um sonho. Você não vai se arrepender! =)
    Uma ótima viagem!

  • Olá!Parabéns pelo blog!
    Estou indo conhecer Munique e Füssen em março. Já peguei várias dicas no blog mas queria saber maiores detalhes sobre os horários dos trens para saindo de Munique para Füssen e valores. Também gostaria de saber o horário de visitação dos castelos e valores.Dicas de hospedagens alternativas(pensões próximas a estação de trem)serão bem vindas!
    Obrigada desde já!
    Elis

  • Clarissa,
    Este passeio, realmente, é uma *ótima* pedida para quem está em Munique. O lugar é *mesmo* incrível!
    Beijo

  • Ótima dica! Não conhecia esta região 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *