Fotolivro Digipix

Já faz alguns anos que não imprimo mais fotos para montar albuns, apenas algumas esporádicas para colocar em porta-retratos.
Você pode achar que é por causa das fotos digitais, mas não, ainda gosto de ter fotos em papel para mostrar para a família e amigos em qualquer lugar, independente de ter um micro ou uma televisão. Ou de ficar fazendo teste de visão para enxergar na tela da máquina ou do celular.
Então desde 2008 que eu monto e imprimo fotolivros. Foi uma ótima invenção!

Esses são os que eu já fiz

Como fazer

É muito fácil de utilizar: http://www.fotolivro.com.br

Além de Fotolivros também podem ser feitos Fotopresentes (agendas, cadernos, canecas, calendários):   http://www.fotopresentes.com.brAlgumas imagens do site:

Entrada do Programa
Montagem do Fotolivro
Fotolivro Impresso
Custo
Eu acho que vale muito a pena, pois com um custo médio de R$0,50 por foto, mais o custo de um álbum de 200 fotos, vai dar uns cento e poucos reais que é o mesmo preço de um Fotolivro grande, de umas 40 páginas, mais ou menos como o que eu fiz do Chile. Só que como pode-se dimensionar cada foto e usar templates com fotos de vários tamanhos eu acabei imprimindo muito mais que as  200 fotos de um album comum.
Outra vantagem é poder imprimir de forma pequena fotos que você achava que não valeria a pena imprimir 10×15. Por exemplo, eu adoro tirar foto de comidas diferentes ou de animais silvestres, mas normalmente não imprimia para não tirar o espaço de fotos de paisagens belíssimas. Acho que um exemplo mostra melhor, do que eu tentar descrever.

Veja o guanaco, a raposa e eu em destaque

Os fotolivros podem ser impressos em várias lojas on-line ( já utilizei o Submarino, Ponto Frio, Saraiva). Eu sempre pesquiso um pouco, mais pelo frete, pois geralmente os fotolivros são tabelados, já que são todos impressos pela Digipix.

Resumindo

1. Baixe o programa (D-book)
2. Escolha o tamanho (A4, A5 ou A6) e o formato (paisagem, retrato ou quadrado).
3. Distribua as fotos pelas páginas (mínimo 20).
4. Escolha templates e/ou cores/fundos.
5. Coloque títulos, legendas, textos.
6. Salve e faça um pdf para ver como ficou.
7. Se gostou, crie o arquivo master.
8. Faça o upload do arquivo master para a loja da sua escolha.
9. Escolha as opções de capas disponíveis ($) para o tamanho e formato escolhido.
10. Pague e aguarde que ele chegará pelo correio em alguns dias!

Obs: Não estou recebendo nada por fazer essa propaganda, só indico serviços e sites que eu realmente utilizo e acho útil.

4 comentários

  • Oi Rafael,
    Obrigada por compartilhar sua experiência. Eu gostei bastante do acabamento da Digipix.
    Abraço

  • Olá,

    estava passando por aqui e achei esse post sobre fotolivro. Eu gostaria de fazer um fotolivro com o melhor das viagens que fiz e sair procurando opções na internet. Não gostei muito desse Digpix pois dá muito trabalho fazer um fotolivro de modo que fique bem acabado. De todos os que entregam aqui no Brasil, as melhores opções foram o Viovio (www.viovio.com) e o Burb (www.blurb.com). O primeiro é muito barato e com uma qualidade excelente, além de importar PDF, útil para que tem Mac, pois dá pra fazer o álbum do iPhoto, salvar como pdf e mandar pra eles imprimirem. O ponto fraco foi o tempo do frete, demorou quase dois meses para chegar. Já o Blurb eu não cheguei a usar, mas ele aparenta ser bom, um pouco mais caro, e tem um editor para windows. Caso você queira, posso fazer um review do Viovio e te mandar para você publicar no seu álbum.
    Obrigado!

  • Olá Nori,

    Eu não tive nenhum problema com fontes, você pode ver que para cada capa usei uma diferente e não usuais. Creio que se a fonte está disponível para utilização não deva dar problema na impressão.
    Obrigada, bj.

  • Olá! Ótima dica do fotolivro, parabéns..!
    Eu acabei de montar um, a pedido, e fiquei com uma dúvida em relação à fonte que utilizei. Como não é uma comum, estou encucada de não imprimir corretamente. Você teve algum problema a respeito?
    Gostaria que me respondesse…obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *