Torres del Paine

O Parque Torres del Paine é certamente um dos lugares mais bonitos do mundo. A cada nova vista perde-se o fôlego. Isso que eu peguei vários dias nublados e chuvosos por ser inverno.

 

Essa foto tirei de dentro da van em movimento

Clique na imagem acima para abrir o Google Maps


Como Chegamos

O transfer e a hospedagem estavam incluídos no pacote que compramos com a Comapa Turismo. Além de transfer era um passeio até o parque, pois a visita ao Lago Grey faz parte do passeio de um dia, ou seja fizemos a primeira parte do passeio de um dia normalmente oferecido com um pessoal, dormimos duas noites no Parque e pegamos a segunda parte do passeio de um dia como transfer de retorno com outras pessoas.

Onde ficamos

Nos hospedamos na Hostería Lago Grey. É um ótimo hotel, inclusive muito chique para o nosso bolso. Conseguimos boas tarifas, pois era inverno e o parque fica deserto já que as trilhas principais, mais difíceis e mais bonitas ficam fechadas devido à neve e aos fortes ventos. Não sendo possível acampar no trajeto. Como não sou muito de acampar e não tenho preparo para fazer as trilhas de 3 e 7 dias resolvi ir no inverno que é mais vazio, frio e cheio de neve!

Hosteria Lago Grey

O que fizemos

Entramos pela Portaria Samiento, cuja foto está num post anterior. E seguimos para o interior do parque parando em alguns mirantes. Que exigiam algumas caminhadas gélidas e escorregadias!

 

Lago Nordenskjold

 

Salto Grande

 

Caminhando ao longo do Rio que “cai” no Salto Grande

 

Salto Grande visto da estrada

 

Cuernos del Paine escondidos nas nuvens
Vista do Mirante do Lago Pehoe

 

Nos dias seguintes fizemos algumas pequenas trilhas próximas ao hotel.
Essa era a vista em frente ao hotel: Glaciar Grey

 

Mirante em frente ao hotel

 

Mirante em frente ao hotel
É preciso subir uma pequena colina

 

Rio Pingo, fomos caminhando ao longo dele

 

Rio Pingo encontrando o Lago Grey

 

Rio Pingo novamente

 

Rio Pingo novamente

Não gosto de colocar fotos minhas aqui, mas só tinha essa do Acampamento Pingo
Eu prefiro a Hosteria Lago Grey, lembre do lema do blog: “mas com algum conforto”

Aqui é a parte do “viajar pagando pouco”: almoço de bolachas no meio da trilha

 

Mirante Ferrier
Consegue achar o Rio Pingo, o Lago Grey e a Hosteria Grey?

Cerro Paine Grande

Quando chegamos estava nublado e não as vimos,
mas elas apareceram para dar tchau: Torres del Paine

O que comemos

Levamos alguns suprimentos como água, chocolate, vinhos e bolachas. Ainda bem, pois o jantar era caríssimo no hotel (entenderam o almoço de bolachas na trilha?). O almoço no primeiro dia era incluído no pacote, foi sanduíche e refrigerante. Achamos que iam existir as mesmas opções à noite, mas não. Era só o menu pronto! Por $24.990 (US$50)! Negociamos uma salada de alface e tomate por $3.000, pois o sanduíche do almoço tinha sido grande e tarde. Água de 300ml $1.500!
No dia seguinte depois das bolachas e das horas de trilhas encaramos o menú: pisco sour, salmão defumado cru, creme de brócolis, salmão com talharim de espinafre e torta de maçã, $24.990.

O que compramos

Nada, tudo caríssimo na lojinha do hotel. Não esqueça: o desconto de baixa temporada é só na diária, o restaurantes, as lojinhas e o passeio de barco até o Glaciar Grey não tem desconto!

Veja também!

15 comentários

  • Todas as trilhas fecham no inverno??? Só posso ir em agosto, é um frio insuportavel ??

  • Carol,

    se entendi direito você ficou em apenas um hotel e fez trilhas no esquema bate-volta. Exatamente o que quero fazer em janeiro/14. Adorei o post e vou ler os outros sobre o Chile.

    • Oi Edson,
      Nós fizemos trilhas em volta do hotel, que não são as trilhas principais do circuito W e O. Para conseguir fazer estas trilhas, só acampando mesmo, ou ficando nos refúgios. No inverno estas trilhas ficam fechadas, mas como você vai em janeiro, elas estarão abertas. A Mari Campos tem alguns posts com outras trilhas e passeios que se pode fazer ficando em hotéis. Espero ter ajudado!

  • Carolina, foi ótimo encontrar seu blog, pois estou pensando em visitar este parque em janeiro, e pelo visto não há nada intermediário neste local, ou barato e sem conforto ou muito caro.

    o que vi de menos caro foi este hotel que voce ficou, poderia dar alguns detalhes a mais sobre ele?
    grato

    josé roberto

    • O hotel é ótimo, porém muito caro, todas as coisas e fica numa parte muito afastada de tudo. Então é bom levar suprimentos, pois o restaurante é bem caro, como eu disse no post. Acho que a Hosteria Pehoe tem boas tarifas também. Só não lembro se ela foi afetada pelo incêndio.

    • Olá, já me considero um cidadão Patagônico, pois amo esse lugar. Pretendo ir a Torre del Paine e região em jan/13. Uma boa dica para quem quer começar a "desvendar" a Patagônia e fazer um cruzeiro de expedição. Sugiro o da Cruceros Australis, é muiiiiito legal. Fiz o de 4 dias, saindo de Punta Arenas e chegando em Ushuaia. Conheci as ilhas e a avenida dos Glaciares, passando pelos lugares onde Charles Darwin aportou. o Navio que fiquei(Stella Australis) era novinho (2010) e all inclusive. Muito seguro e a viagem é bem tranquila. Abç. Valmir Dezotti

  • Ola!

    Queria tanto que vcs me dessem opinão, estou montando um roteiro para ir para patagonia , só que vamos levar nossos filhos de 8 e 14 anos e eu não sei onde seria melhor, eu estou pensando em ir Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine e voltar para Calafate ou tirar Torres del Paine e ir para El Chalten me pararece um ótimo lugar eu conheco já Calafate.O que vcs me sugerem.

    • Olá,
      Você só conhece Calafate? Acho que Ushuaia é bem similar em termos de estrutura de cidade e passeios. Acabei de voltar de Ushuaia, Calafate e Chalten. Torres del Paine e Chalten são lugares mais para trekking, você vai para lá para caminhar e ver belas paisagens. Quando você vai? No próximo mês alguns hotéis já começam a fechar nestas duas cidades, pois o clima vai ficando mais complicado. Vi pais com crianças pequenas fazendo os trekkings em El Chaltén, depende do que seus filhos gostam.

  • Olá!
    Em que época do inverno vcs foram?
    Queria ir em julho mas não estou achando horeis abertos nessa epoca.

    • Sim! Os hotéis e as trilhas fecham no inverno, existem apenas alguns passeios bate-volta. Eu deixei a patagonia por último no meu roteiro para chegar no parque já em setembro. Alguns hotéis abriam 1° de setembro, mas nem todos também.

  • Com esse calor que anda fazendo aqui, eu queria voltar para lá!

  • Mas que fotos lindas!!!Caramba! quero ir lá agora!

  • Eu é que agradeço por vocês estarem seguindo meu blog.
    Bj.

  • Foi bom acompanhar a vossa viagem por terras Chilenas. Fecharam muito bem com as Torres del Paine. Obrigado pela partilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *