Gêiseres del Tatio

Essa maravilha da natureza fica no meio de alguns vulcões na Cordilheira dos Andes, a uns 80 quilômetros de San Pedro de Atacama.
Clique na imagem acima para abrir o Google Maps
Como Chegar
Fizemos o passeio com a Turistour. Saímos às 4h30 do hotel, pois é preciso chegar antes do amanhecer aos gêiseres. E apesar de serem apenas uns 80 quilômetros como é subida, de van, em estradas de terra (algumas partes) e sem iluminação, levamos 2 horas para chegar lá.
Onde ficar

Ficamos em San Pedro de Atacama no Hotel Tambillo.

O que fazer
Chegamos lá em torno de umas 6h30 da manhã (ou seria madrugada), estavam -13ºC!!!! Consegue imaginar? É muito frio e seco (longe dos gêiseres). Daí você pensa no geiser quentinho e resolve ficar pertinho, mas é só se afastar que congela!! A luva absorve a umidade do geiser e ao se afastar e voltar para os -13ºC a água congela.
Gêiser El Tatio
 
Gêiser El Tatio
 
Gêiser El Tatio
Gêiser El Tatio
 
Gêiser El Tatio de pertinho
 
Laguna Putana
(tem algumas viscachas nessa foto, tente encontrar!)
 
 Laguna Putana congelada
 
 Laguna Putana congelada
A segunda parte do passeio foram as Termas de Puritama, muito interessante sair de -13ºC e pular numa piscina natural à 31ºC (temperatura da água, fora estava bem menos). Como já sabíamos que iríamos para esse passeio (outra opção era visitar alguns povoados) fomos com roupa de banho por baixo das várias camadas para suportar o frio nos gêiseres. As termas que ficam num cânion recebem água dos próprios gêiseres que ficam mais acima. O Hotel Explora criou a infra-estrutura de acesso às 8 piscinas naturais e disponibiliza para qualquer visitante, desde que pagando uma taxa de entrada. Para os seus próprios hóspedes está incluído na diária com exclusividade a primeira piscina.
 
 Descendo para as Termas de Puritama
(no meio da foto dá para ver o vestiário)
 
 Termas de Puritama
(escadas e rampas de acesso)
 
Termas de Puritama
(uma das piscinas)
O que comer
Como saímos às 4h30 do hotel, não deu tempo de tomar café. Então tomamos lá no passeio mesmo. O guia montou uma mesa com pães, frios, café e leite ao lado da van.
A caixa de leite foi aquecida num geiser, muito bizarro! Devido a altitude a temperatura de ebulição da água naquele lugar é aproximadamente 85ºC.

Veja também:

2 comentários

  • Oi RoPertile,

    Obrigada pelos elogios ao blog. Passei lá no seu blog e achei muito legal. O Ushuaia está na minha lista de próximos destinos. Vou pegar umas dicas com você.
    Bj

  • Olá! Bom dia de domingo para voces!
    Adorei o blog de voces!
    Eu também sou uma "caminheira". Faço minhas viagens de jipe, e já fomos do norte do deserto do Atacama até Ushuaia.
    Agora estamos montando o roteiro para irmos a Machu Picchu e com certeza seu blogo estará em nossas referencias!
    Eu também tenho um "blog multiface" – fala de muitas coisas não só das viagens.
    Passe lá para conhecer! Serão muito bem vindas!
    http://ropertile.blogspot.com

    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *